Incentivo aos Atletas na década dos Esportes

O atleta Gabriel de Mello Rodrigues, 16 anos, patrocinado pela Ecológica, e com o apoio do SESC-RR e COB, participou do XXI Campeonato Brasileiro Juvenil de Verão - Troféu Carlos Campos Sobrinho, no Parque Aquático do Clube Curitibano, na cidade de Curitiba-PR, entre os dias 15 a 18 de novembro.



O destaque do atleta foi bem sucedido em sua categoria juvenil 2 (atletas de 16 anos), obtendo a qualificação do maior evento nacional; ampliando a sua marca pessoal nos 100m borboleta com o tempo de 1’03,64”. Ele alcançou a 39ª colocação na prova, como também estabeleceu novo recorde estadual da categoria para a distância. O tempo anterior era de 1’ 04,35”.

 

Futuro Promissor a Vida Previdenciária dos Cidadãos Brasileiros e equânime situação na gestão das cidades




Grande empenho do Senador da República Federativa do Brasil por Roraima Sen. Romero Jucá consegue estabelecer importante diálogo contemplando junto ao Governo Federal proposta de parcelamento de dívidas dos municípios com o INSS‏ proporcionando melhores estabelecimentos da adequação da gestão administrativa das cidades e da gestão de pessoas em cada cidade do Brasil.



Consolidando o compromisso com o Povo Brasileiro, no último dia 14.11, o Sen. Romero Jucá (PMDB) foi à tribuna do Senado Federal para elogiar a Medida Provisória 589/2012; que dispõe sobre o parcelamento de débitos junto à Fazenda Nacional relativos às contribuições previdenciárias de responsabilidade dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. A MP foi publicada hoje e atende a apelos feitos pelo senador nas últimas semanas, em apoio a governadores, prefeitos e outros parlamentares.

Pesquisação e o Processo Comunicacional




O EXPRESSÃO passará a ser um evento anual do CCLA após esta primeira versão tendo o objetivo de fortalecer os laços dos cursos que compõem o Centro (Comunicação, Letras e Artes Visuais) estimulando o diálogo, o entendimento e a cooperação entre suas unidades didáticas no âmbito do ensino, pesquisa e extensão.

Cultura Popular e Democratização da Arte aos Cidadãos



O Espetáculo 'Concerto em Ré', encenado pelo grupo mineiro Maria Cutia, no último dia 15.11, na praça das águas foi à grande oportunidade de interação do grupo artístico com a população de Roraima que marcou presença vivaz interagindo e promovendo grandes diálogos culturais.



GRUPO MARIA CUTIA PELA 1ª VEZ NO NORTE DO BRASIL


Companhia mineira de teatro de rua apresenta três espetáculos em turnê por Porto Velho, Manaus, Boa Vista, Macapá e Belém.



Depois de ter como palco praças, parques e ruas de Belo Horizonte e outras 80 cidades brasileiras, além de ter realizado uma turnê internacional pela África de Língua Portuguesa, o Grupo Maria Cutia faz sua primeira viagem às terras do Norte do Brasil. Na mala, levam seus espetáculos de teatro de rua, apresentados gratuitamente em 5 capitais da região. Depois de se apresentar na capital de Rondônia e Amazonas, reunindo um público de aproximadamente 8000 pessoas em dois finais, a terceira parada da Companhia é Boa Vista, que conta com atividades gratuitas do Grupo entre os dias 14 e 18 de novembro.



Pra celebrar seus 6 anos de contínua pesquisa artística, o Grupo produz a turnê Maria Cutia Rumo ao Norte, apresentando-se nas capitais de Rondônia, Amazonas, Roraima, Amapá e Pará. Eventos de acesso livre e entrada franca com ingressos espontâneos no chapéu – cumprindo a tradição do teatro de rua.



O Grupo Maria Cutia tem hoje em seu repertório três espetáculos: NA RODA – espetáculo brincante que marca a estreia do grupo em 2006; CONCERTO EM RÉ – criação que mergulha no universo do palhaço e no seu olhar sobre o mundo do rock; e COMO A GENTE GOSTA – último espetáculo do grupo que estreou no final do ano passado, livremente inspirado na obra “As You Like It”, de William Shakespeare, com direção de Eduardo Moreira, do Grupo Galpão.



Os espetáculos foram apresentados na Praça da Polícia e no Parque dos Bilhares, conforme agenda abaixo:

- OFICINA BRINCANTE, dia 14 Novembro (quarta), 9 às 12 horas, na Escola Estadual de Ensino Fundamental São José (Rua Floriano Peixoto, s/n, Centro).
- CONCERTO EM RÉ, dia 15 de Novembro (quinta), às 20 horas, na Praça das Águas
- COMO A GENTE GOSTA, dia 16 de Novembro (sexta), às 20 horas, na Praça das Águas
- NA RODA, dia 18 de Novembro (domingo), às 17 horas, na Praça Mané Garrincha





No registro o casal super antenado na cultura Genesis e Silmara participando de forma efetiva do grande momento cultural na cidade.
Além dos espetáculos, o Grupo ofereceu, gratuitamente, a oficina brincante para educadores “Do Quintal à Sala de Aula”. O mini-curso prático que trabalha tradições brincantes mineiras com elementos da música e do teatro aconteceu no último dia 14/11/12, véspera de feriado, das 9 às 12 horas, na Escola Estadual de Ensino Fundamental São José (Rua Floriano Peixoto, s/n, Centro). Informações a novos espetáculos culturais podem ser obtidas junto ao empreendedor cultural Pablo, do Coletivo Canoa Cultural, responsável pela produção local do Grupo na cidade, além de ter sido o responsável pelos registros compartilhados aqui com o leitor da Coluna Vida Roraimeira, pelo e-mail www.pablofelippe@gmail.com. Mais informações podem ser obtidas (95) 8115 4400, (95) 9115 3431, (31) 8888 1331.



Intercâmbio de rica interlocução, evidenciam a emoção da atriz Marielle Brasil ao destacar sua estada no Norte Brasil: “Nosso país é tão grande e tão diverso que é uma honra poder conhecê-lo sempre mais. Levar um pouco de Minas com a gente é sempre bom, mas aprender e conhecer um pouco do Norte será uma grande experiência não só artística, mas de vida. Estou muito ansiosa.” O Grupo Maria Cutia sempre prima pela diversidade, por um público heterogêneo. Hugo Araújo, ator e diretor musical do grupo, conta que a busca pelo teatro popular, que procure, sempre, o diálogo com o público é o maior alicerce do trabalho do Maria Cutia. “Afinal, ali no meio da rua, encontramos o público mais sincero, aquele que fala com a gente no meio do espetáculo, que vai embora se não está gostando, que compartilha com a gente cada instante das histórias que contamos”.



O grupo Maria Cutia tem como importante frente de pesquisa o diálogo entre a música e o teatro, desenvolvendo um conceito que chamam de música-em-cena. “Em todos os nossos espetáculos a trilha sonora é executada ao vivo pelos atores e a canção torna-se um elemento dramatúrgico” afirma o ator Leonardo Rocha.





A turnê Maria Cutia Rumo ao Norte foi contemplada pelo Prêmio FUNARTE Myriam Muniz de Teatro e será realizada por todo o mês de Novembro, em praças de  Porto Velho, Manaus, Boa Vista, Macapá e Belém.



A escritora Alexia Link em momento exclusivo durante a realização do espetáculo Maria Cutia, lindo registro para a posteridade do que é considerado o momento da arte brasileira.

Saiba mais sobre os espetáculos:

NA RODA
Espetáculo brincante do Grupo Maria Cutia
Direção coletiva
SINOPSE: Histórias do Vale do Jequitinhonha e do Norte de Minas, contadas e cantadas por atores brincantes. Espetáculo de estréia do Grupo Maria Cutia apresentado em praças e parques desde 2006.

CONCERTO EM RÉ
Espetáculo cênico-musical de palhaços do Grupo Maria Cutia
Direção Coletiva e orientação artística de José Regino Oliveira
SINOPSE: Begônia, Felim, Tadeu e Marmota tocam e cantam canções sobre os desejos humanos de fama, riqueza, virilidade e amor, em um show de rock n’ roll e palhaçada.

COMO A GENTE GOSTA
Livremente inspirado em “As you like it” de William Shakespeare
Direção: Eduardo Moreira
SINOPSE: Rosalinda se disfarça de homem e foge da corte para a floresta onde encontra com seu enamorado Orlando, fazendo-o imaginar que ela (travestida de homem) fosse de verdade sua amada e lhe dá lições de como se curar da febre do amor, numa peça como a gente gosta.

Fale com os Empreendedores Culturais e invista na Cultura Popular Brasileira.
Mariana Arruda (31) 8855-0131 - mariana@mariacutia.com.br
Leonardo Rocha (31) 9983-8182 – leonardo@mariacutia.com.br

Conheça a trajetória de respeito a arte popular por meio do site:  www.mariacutia.com.br

Produção Científica



De 12 a 14 de dezembro acontece o I Seminário de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia - UFRR. O Seminário irá abordar "A pesquisa e o conhecimento geográfico na Amazônia Setentrional". A realização é do Programa de Pós-Graduação em Geografia.

 

 

Comentar

Nome:


E-mail:

Cidade - Estado


Mensagem: