#Empreendedorismo e as inovações diante das perspectivas do ano de 2015.

Ao que percebemos, o ano de 2015 apresenta-se como o verdadeiro indutor das novas perspectivas a serem empreendidas por todos os segmentos produtivos. E não será diferente para quem almeja criar novas oportunidades, bem como identificar as melhores alternativas para o desenvolvimento qualitativo em suas atividades profissionais. São inúmeros os potenciais de cada agente, sejam eles do setor público ou privado, e as chances correspondem a esse leque de opções, que surgem com a capilaridade perceptível de quem pensar o futuro. Seja inovador e identifique as suas potencialidades, há sempre mecanismos indutores de seu aprimoramento para a qualidade da oferta dos produtos e serviços apresentados a sociedade em todos os seus nichos de mercados.

#Produção Artística



O conceituado artista plástico Helton da Silva Faustino foi convidado a compartilhar com os leitores da Coluna Vida Roraimeira para falar do seu radiante trabalho nas Artes. E, principalmente compartilhar um pouco de suas experiências em diversos eventos relacionados com a temática. Ele é casado com Anne Costa, tem 34 anos de idade, e fruto do lindo matrimônio, edificam linda Família, tendo as princesas Laviny e Luize, para as quais o casal dedicam sempre total carinho e amor, além do ambiente de plena produtividade e em constante contato com o mundo das artes, o que tem enriquecido amplamente as perspectivas culturais das crianças no convívio com a produção artística.

O Faustino cursa 6º semestre da Faculdade de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal de Roraima, no Campus Paricarana, em Boa Vista - Roraima. É sem dúvida um dos acadêmicos mais generosos e repleto de contribuições para a consolidação dos novos aspectos da produção artística no Estado.




Entre as suas experiências profissionais, em sua destacada atuação, ressalta-se as suas habilidades e competências como: pintor, desenhista, ilustrador, designer gráfico, escultor, retratista, caricaturista e chargista.

É notável artista é um dos profissionais que possuem suas obras chanceladas por meio de registro de catalogação artística, o que atribuí amplo reconhecimento ao trabalho desenvolvido junto a curadorias e marchand em nível nacional e internacional. Possui hiperabilidades em pinturas em óleo ou acrílico sobre tela, aquarela, nanquin e paistéis, sendo participante em inúmeras propostas no segmento, tendo atuado diretamente na restauração das pinturas da Igreja Nossa Senhora do Carmo. Nos últimos meses ministrou aulas com a abordagem temática da produção de desenho e pinturas por meio de algumas instituições de ensino em Boa Vista, entre elas, a SEDUC - UFRR, SENAC-RR , SESC-RR, assim como, contribuir para o aperfeiçoamento do projeto do Instituto Arte na Escola, proposta pedagógica que visa a qualificação de inúmeros professores da rede pública de ensino em nível municial e estadual.

As informações complemetares sobre a biografia de Helton Faustino podem ser consultadas por meio do site: www.artmajeur.com/heltonfaustino e ou www.hallbrasil.com.br ; ou diretamente em seu ateliê de produção artística, localizado na rua Raimundo Penafort, Nº. 1196, Asa Branca, Boa Vista – RR, ou pelo telefone: (95) 99145-2908, e se preferir por mensagem eletrônica do próprio artista, e-mail: heltonfaustino@yahoo.com.br



Em seu histórico de produção são constatados as enaltecedoras participações em distintos eventos, que o qualifica como um dos mais constantes expositores do Estado, além de ter suas obras espalhadas Brasil a fora, conquistando a admiração, e sendo apreciado por colecionadores, que o considera como um dos detentores do maior número de técnicas em sua área, além de características multidisciplinares de sua busca contantes pelo aperfeiçoamento e espetacular criatividade, dotando de mais conhecimento o seu caráter autodidata decorrentes do empenho incasável em suas criações e trabalhos artísticos desenvolvidos.

Inicia sua participação em eventos, no ano de 2003, passando a integrar os circuitos de artes e calendário de eventos nacional e internacional, uma de suas primeiras participações foi na exposição Expressões Roraimense II, reunida no Centro de Artesanato, Turismo e Geração de Renda Velia Coutinho; a convite da realizadora institucional, promotora da curadoria a então FECEC - Fundação de Educação, Ciência e Cultura de Roraima; do Município de Boa Vista - RR.

Seu olhar multiespecializado, incorpora a experiências que o posicionado como um dos mais arrojados trabalhos realizado, resultando no convite de participação conjunta para a apresentação de obras com outros nomes das artes plásticas do Estado, também no ano de 2003, a exposição coletiva foi intitulada: “Três Expressões”; tendo como promotor o SESC - Serviço Social do Comércio; da cidade de Boa Vista - RR.

O seu reconhecimento pelos críticos já o consagra no mesmo ano de 2003, participando do “I Salão de Artes Boa Vista - RR”; já organizado e tendo como promotor o 10º Grupo de Artilharia de Campanha de Selva; sediado em Boa Vista - RR.

As suas investiduras em eventos culturais são marcadamente reverenciadas pelo primor da apurada técnica, tornando-se um dos maisaclamados artistias locais, em suas etapas de produções incluem no ano 2004 a participação na mostra de artes contemporâneas; sendo o promotor o então Departamento de Cultura do Estado de Roraima vinculado a Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Desporto, atualmente é a Secretaria de Estado da Cultura de Roraima; no Palácio da Cultura e Parque Anauá, em Boa Vista - RR.

A sua participação em festivais e concursos são extremamente apreciadas, prova de que em 2004, conquistou o 3º lugar, durante a realização do 1º salão de pinturas do posto médico de guarnição de Boa Vista - RR, com a obra “Metamorfose”, tendo como promotor a 1ª Brigada de Infantaria de Selva, localizada na cidade de Boa Vista - RR.

Em 2005, uma de suas técnicas foram aprofundadas, tendo a temática o Retratismo e Grafitismo, o que resultou no Encontro de gerações, por meio da oficina e exposição coletiva, cujo promotor foi o Polo Arte na Escola em conjunto com o Museu Integrado de Roraima; cenário de rica produção artística, além da socialização de técnicas com multiplicadores das escolas, que lecionavam Arte, sendo o Parque Anauá o espaço de inspiração para a criação dos inúmeros participantes das atividades pedagógicas, em Boa Vista - RR.

Tornando-se revelação, sua participação em 2006, foi presença confirmada na Mostra Óleo Sobre Tela e suas diversas manifestações; tendo como promotor a Fundação de Educação , Turismo e Esporte de Boa Vista - FETEC; ambientado no Centro de Informações Turísticas - INTENDÊNCIA, no Município de Boa Vista RR, com vistas inspiradoras da Orla Taumannan.

No ano de 2008 integrou aa equipe multiespecializada responsáveis pela restauração das pinturas da Igreja Nossa Senhora do Carmo, em Boa Vista - RR.

Em 2009, pinturas do Mural "Arte Sobre Artes"; sendo executado e promotor o CEDUC-UFRR; tendo as instalações das sala de Artes da escola de Aplicacao – UFRR; em Boa Vista- RR, Campus Paricarana como o berço de novos artistas orientados pelo magnífico Faustino.

O aperfeiçoamento acadêmico o posiciona definitivamente em 2013, compondo com trabalhos na 3ª. Mostra de Artes Visuais do Campus Universitário, sendo o promotor o CCLA – UFRR, e que foi apresentado a toda sociedade por meio do espaço do Centro Multicultural Orla Taumanan, no Centro de Boa Vista- RR.

Em nível nacional o célebre artista participou das seguintes exposições: Em 2003, o coletivo “Expressões Roraimenses”, tendo como seu promotor: INPA - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia; na cidade de Manaus - AM. No ano de 2005; o coletivo "Projéteis - redemergênciais"; sendo organizado pelo promotor: FUNARTE; tendo como ambiente dessa curadoria o Palácio Gustavo Capanema, na cidade do Rio de Janeiro- RJ.

Sua insigne atuação é detentora dos seguinte prêmios: Em 2010, conquistou o primeiro lugar no concurso de artes universitarias “YAMIX”, com a obra: CRUVIANA, técnica: em óleo sobre tela, tendo como curadoria e promotor: UERR-YAMIX, na cidade de Pacaraima - RR. Já em 2009, foi vencedor da Medalha de Ouro no III Salão de Pinturas; Forte São Joaquim do Rio Branco; tendo como promotor o 7º Bis; na cidade de Boa Vista-RR. O ano de 2004, obteve o segundo lugar, duranto o I Salão de Pinturas do Posto Médico de Guarnição de Boa Vista - RR, com a obra: “O Violeiro”; sendo realizado pelo promotor: 1ª Brigada de Infantaria de Selva; na Capital de Roraima - Boa Vista.

Além de ser responsável pelas publicações nas seguintes obras: Em 2014, ilustração para o livro "O Cachorro e o Homem", do escritor Cristino Wapixana, da Editora Moderna. No ano de 2008, foi responsável pela ilustração do livro: "A Onça e o Fogo", também do escritor e poeta de Cristino Wapixana; Editora Manole. E em 2007, elaborou a capa da Telelistas RR; com a obra: “O Garimpeiro”.
Além das Ilustrações e capa do livro: "Nas Pegadas de Makunaima ", da escritora, poetisa, contista, arquiteta e historiadora Alexia Linke.

#Cátedra da Economia Nacional



E quem comanda a transmissão das informações sobre a Economia Nacional, com os mais variados temas da atualidade e abordagens teórica do setor financeiro é o amazônida, o Dr. Gilson de Lima Garófalo, que por meio de seu programa ECONOMIA DIA A DIA, que vai ao ar todas as terças-feiras, às 22h30, recebeu nos estúdios de gravação em São Paulo, outros importantes nomes da economia brasileira, com quem realizou o registro, que é especialmente compartilhado aqui por meio da Coluna Vida Roraimeira. Na foto, Dr. Gilson Garófalo divide o clique com o Dr. Pedro Afonso Gomes, Dr. Waldir Pereira Gomes e Prof. Dr. Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos, Presidente do CORECON-SP, autor de inúmeros livros na área de Economia, com os quais realizou entrevista, exibida em março, abordando as atividades do Conselho, a formação do Economista e a Economia Brasileira de forma descontraída com todos os seus convidados.



#Tendências e Essências



A carismática consultora de vendas, e já líder em seu segmento, a inovadora Karin Pereira Garcia - Índia Macuxi, tem intensificado o seu portfólio de atuação, além de buscar pelo contínuo aprimoramento. Em sua temporada de produção na cidade do Rio de Janeiro, a legítima amazônida da etnia Macuxi intercala os momentos de sua concorrida agenda, em atividades de treinamento, network, com responsabilidade social e ambiental.



#Ecologia

Estudantes abrem a temporada de visitas escolares ao Bosque dos Papagaios

Cerca de 80 alunos da Fundação Bradesco abrem os trabalhos de educação ambiental realizados no Parque Ecológico Bosque dos Papagaios. A turma de estudantes do 7º ano do ensino fundamental foi divida em dois grupos que começaram as visitas no 31.03 do corrente. A presença dos estudantes marca o início da temporada de visitas escolares ao local de preservação da fauna e flora. Informações complementares podem ser obtidas junto meio do Portal de Notícias da Prefeitura de Boa Vista: http://www.boavista.rr.gov.br/