Quem somos
 

Histórico do BV News

O site BV News surgiu no ano de 2002, dá idéia de dois jovens roraimenses que queriam oferecer uma nova forma de comunicação para o Estado de Roraima. Com um computador, algumas ideias e muita vontade de trabalhar, o webdesign Michael da Silva Siqueira e jornalista Raustman Gondim decidiram colocar a ideia em prática.

Depois que Michael Siqueira concluiu um curso sobre webdesing no início de 2002 começou a esboçar os primeiros traços do site. Mas para que o projeto se tornasse realidade, era necessário um nome forte. Surgiu então a ideia de construir um site com o nome sportbv.com.br, que seria voltado exclusivamente para cobrir os acontecimentos esportivos. Mas para levar o projeto adiante faltava algo, o site também deveria dedicar-se a outros assuntos do cotidiano roraimense, mas com esse nome ficaria difícil associar outros assuntos à marca.

Então, depois do layout pronto, aguardando apenas para ser publicado, Michael Siqueira, decidiu confeccionar outro site que levaria o nome “News”. Mas ainda faltava o complemento. Depois de uma conversa entre Raustman Gondim e Michael Siqueira e diversas propostas surgiram para acompanhar o nome News, mas ficaram as abreviações de Boa Vista (BV) + News = BV News. Surge então a marca BV News.

Com o site pronto, faltava apenas começar os trabalhos. Em agosto de 2002 o site BV News foi ao ar através de um provedor gratuito, com a seguinte URL: http://www.bvnews.hpg.com.br. Durante os primeiros meses os trabalhos se concentraram apenas em adaptações e descobertas sobre o jornalismo online. Raustman Gondim produzia algumas reportagens sobre esportes e cultura, enquanto Michael Siqueira se encarregada de atualizar o site.

O BV News começou a ganhar visitantes fiéis, mas para alguns a extensão hpg, acabava complicando o acesso, pois as pessoas buscavam pela URL: http://www.bvnews.com.br. Em razão disso, no dia 2 de outubro de 2002 o site BV News foi publicado com a URL que possui até hoje.

Os seis meses seguintes serviram para novos aprendizados e os primeiros passos com atualizações diárias. A partir de março de 2003, os trabalhos começaram a se intensificar, principalmente com o apoio das assessorias de comunicação de Boa Vista. Os acessos cresceram a cada dia.

Com uma visitação assídua de seus leitores veio a primeira participação e o reconhecimento no Prêmio Ibest, “O Oscar” da internet brasileira com a classificação entre os TOP 10 do Estado.

Reconhecimentos como esse motivaram ainda mais e contribuíram para a melhoria da qualidade nas coberturas. Alguns grandes eventos realizados em Roraima, mereceram cobertura especial: Cowboy in Country, Boa Vista Folia e a Paixão de Cristo em Mucajai, com notícias e várias fotos.

Ainda em 2003 a equipe do site BV News conquistou o primeiro lugar no Prêmio Sesi de Jornalismo, categoria Web.

Em 2004 veio novamente a participação no Prêmio Ibest. Com um trabalho se consolidando, o site BV News alcançou novamente a classificação TOP 10 Estadual.

O período de auge nas coberturas jornalísticas em Roraima durou até junho de 2004, quando Raustman Gondim e Michael Siqueira tiveram que deixar de atualizar e propor novas metas para o BV News, devido ao envolvimento com outras atividades profissionais.

O site BV News saiu do ar em agosto de 2004 e ficou com suas atividades paradas por 11 meses, quando Raustman Gondim decidiu tocar o projeto adiante. Em 10 de junho de 2005, o BV News estava de volta às atividades e rapidamente recuperou os seus leitores fiéis.

A partir de então os trabalhos se intensificaram para recuperar o tempo perdido e os resultados começaram a surgir rapidamente. O público voltou a acessar o site BV News, o qual passou de 1.500 acessos únicos no mês de junho, para mais de 15 mil em dezembro de 2005. Além de comemorar esse aumento no número de acessos, a equipe do site BV News também comemorou o terceiro lugar nos Concursos de Redação, Monografia e Jornalismo, promovidos pela Assembleia Legislativa do Estado de Roraima. O BV News conquistou o terceiro lugar na categoria webjornalismo.

Em 2006 o site BV News buscou novas parcerias para ampliar sua cobertura, podendo assim trabalhar para o desenvolvimento do webjornalismo roraimense, primando pelo respeito aos leitores e incentivadores.

Ainda nesse ano, o trabalho seguiu morno, apesar das dificuldades encontradas para manter as atividades constantes, não foi fácil. No final de 2006 para início de 2007, o BV News voltou a ficar fora do ar novamente por aproximadamente um mês.

Em parte, isso contribuiu para uma das maiores mudanças no site desde a sua criação. Após vários anos buscando um layout mais acessível e limpo visualmente, o diretor do site Raustman Gondim conseguiu desenvolver uma página que acabou caindo no gosto popular.

Primando pelas cores claras e utilizando mais o branco nas páginas, o BV News se tornou mais agradável à leitura. Toda essa mudança ocorreu em fevereiro de 2007, que iniciou com grandes perspectivas para o site.

O novo visual agradou ao público e parceiros. Logo no início do ano o Departamento Comercial da empresa registrou um aumento considerável no número de anunciantes, passou de nenhum para três em abril; em março foram para cinco, em maio já eram sete anunciantes e desde então os números só aumentaram.

Com um valor acessível para os vários anunciantes, o site BV News passou a se preocupar, não só em oferecer um espaço através de banners para as empresas, mas também espaços dentro do próprio site, para que a empresa pudesse mostrar com mais destalhes os seus serviços ou produtos. Essa foi a alternativa encontrada pelo Departamento Comercial para suprir a falta de sites dos anunciantes.

A fórmula deu certo e o site BV News passou a ser um dos poucos sites do Estado de Roraima que obtem lucro com anúncios na web.

Com o patrocínio de grandes empresas de Roraima, novas propostas começaram a ser implementadas na política de crescimento do site. Em 2008 os investimentos em publicidade na marca aumentaram, consequentente os acessos ao site evoluiram juntos.

Hoje a política do site está voltada para melhorar a cobertura jornalística dos principais acontecimentos de Roraima. Apesar da falta de equipamentos e pessoal, o site BV News vem se tornando um pioneiro na forma de realizar a cobertura de eventos no estado.

No dia 31 de maio de 2008, o site fez pela primeira vez em Roraima a transmissão ao vivo de uma partida de futebol do Campeonato Roraimense, inteiramente pela internet. Apesar dos problemas enfrentados, devido a péssima qualidade de conexão, os lances do jogo entre Progresso e Roraima foram narrados lance a lance.

Na segunda transmissão, realizada no dia 21 de junho, a conexão apresentava um sinal muito melhor e possibilitou mais qualidade no envio das informações em tempo real.

Depois de viver um dos melhores momentos com a publicidade no Estado, chegando a possuir 18 patrocinadores, o site BV News também sentiu os efeitos da crise financeira mundial. A maioria dos patrocinadores do site eram revendas de carros, que tiveram que cortar seus gastos, devido o corte no crédito para os consumidores.

Em pouco tempo o número de patrocinadores reduziu para seis, e os efeitos da crise duraram o restante do segundo semestre de 2008. Com a baixa na procura por anúncios, o jeito foi manter o site no ar com recursos próprios novamente.

No começo de 2009, os efeitos da crise ainda continuaram afetando o BV News. Mesmo com as dificuldades o conteúdo jornalístico permaneceu com qualidade. As atualizações diárias melhoram e cada vez mais um volume maior de informação passou a circular no site.

Do início de junho ao final de outubro de 2009, o BV News ficou sem atualização diária. Pousas informações foram publicadas, devido outros compromissos de seu administrador. Isso fez os acessos caírem bruscamente, não passando de 300 diários.

Já no final de outubro de 2009, as atualizações voltaram a ser feitas diariamente e os acessos passaram rapidamente de 800 diários, com picos de 1.600.

Em 2010 o site BV News se estabilizou novamente e foi o momento de retomar as parcerias. Antigos anunciantes foram procurados pelo nosso Departamento Pessoal com novas propostas e imediatamente aceitaram anunciar novamente no site.

Desde junho de 2010 os anúncios voltaram a crescer. Com um orçamento relativamente pequeno foi possível custear as despesas básicas do site e promover uma melhoria na quantidade e qualidade das informações que são publicadas no site.

O ano de 2011 começou com grandes possibilidades para o site BV News. Com o advento das redes sociais e uma visão mais ampla do empresariado local, o BV News passou a ter um bom número de anunciantes.

A partir de 2011 a política do BV News se voltou para consolidar o site como um dos principais portais de notícias do Estado de Roraima. Mesmo diante das dificuldades, o principal objetivo do site tem sido levar ao público informações confiáveis e imparciais.

O site BV News possui um público fiel que lhe proporciona mais de 80 mil pages views mensais.  

Para 2012 o site apresenta o seu novo projeto. Um layout completamente reformulado que promete reunir em um único lugar os mais variados assuntos sobre os acontecimentos diários do Estado de Roraima. Com essa nova proposta o portal traça metas para bater a casa dos 150 mil pages views mensais.

Em 2012 o BV News comemora 10 anos e firma seu compromisso de continuar trabalhando sério pelo desenvolvimento de um webjornalismo de qualidade.

 

Raustman Gondim
Diretor do BV News