Cotidiano
 
Estudantes do IFRR da zona Oeste recolhem 140 quilos de lixo
Quase 150 estudantes dos cursos técnicos do ensino médio integrado participaram da 1ª Gincana do CBVZO de Responsabilidade Socioambiental neste fim de semana
 
Por - Redação I 05/12/2016 - 19:52 -
———————————————————————————————————————————
Fotos: Divulgação
Todo o lixo recolhido foi vendido e a renda revertida para o lanche dos estudantes durante a 1ª Ginsoam
Um fim de semana marcado por muita diversão, mas também por compartilhamento de conhecimentos. Assim foi para os estudantes do CBVZO (Campus Boa Vista Zona Oeste) do IFRR (Instituto Federal de Educação. Ciência de Tecnologia de Roraima). Eles participaram da 1ª Ginsoam (Gincana do CBVZO de Responsabilidade Socioambiental), realizada na escola estadual Elza Breves, no Conjunto Cidadão, no bairro Senador Hélio Campos.

A iniciativa do evento foi de um grupo de servidores do campus que acredita na necessidade de ampliar as discussões em torno de temas socioambientais entre os estudantes do ensino médio da unidade de ensino do IFRR.

A coordenadora da gincana, professora Gissela Rosseti, explicou que, antes das atividades deste fim de semana, além de ações de integração, esportivas e artisticas, todas dentro da temática socioambiental, as quatro turmas de ensino médio integrado que participaram da ação, das cinco do CBVZO, pesquisaram e estudaram a respeito do processo de decomposição dos resíduos sólidos e depois foram a campo fazer o recolhimento de materiais como garradas PET, latas, pilhas e baterias, totalizando mais de 140 quilos de lixo retirados do meio ambiente.

“Estamos muito satisfeitos com os resultados da gincana, porque, além de os alunos estarem, neste momento, se integrando com todas as atividades, gostaram dos assuntos, pesquisaram, estudaram, envolveram-se e ainda se divertiram aprendendo”, comentou.

A estudante Karolyne Silva disse que considerou a ação importante porque, além de ter estudado e aprendido a fazer diversos objetos com materiais que iriam para o lixo e depois para o meio ambiente, passando a transformá-los em produtos aproveitáveis, conseguiu entender a necessidade da preservação do meio ambiente. “Acredito que seria importante todos aprenderem sobre as formas de conservação ambiental e a importância do meio ambiente para os seres humanos”, destacou.

Já a estudante Genilda Santos gostou mais da interação entre as turmas do CBVZO, pois, além de poderem se integrar mais, discutindo o assunto meio ambiente juntos, puderam descobrir diversas informações novas.

“Foi muito interessante esse evento para a gente porque aprendemos muitas coisas novas que não sabíamos sobre o impacto do lixo no meio ambiente, por exemplo, e como certas ações destroem a natureza, o que depois faz muita falta aos seres humanos, que dependem do meio ambiente para sobreviver”, comentou.

Ao todo, oito equipes se inscreveram na gincana, que contou com a participação de quase 150 alunos dos cursos técnicos do ensino médio integrado do CBVZO. A equipe vencedora foi a Ecovida, que terá um passeio no Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres) do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis) e depois no Zoológico do Exército.

 
 
 

 

 

Imprimir Enviar Corrigir Tamanho: A+ a-




Notícias relacionadas