Diversão e Arte
 
Inscrições no I Festival de Violeiros e Repentistas seguem até novembro
Apresentações serão durante a 40ª Expoferr, do dia 25 de novembro a 4 de dezembro deste ano
 
Por - Redação I 30/09/2016 - 16:39 -
———————————————————————————————————————————
As inscrições para o I Festival de Violeiros e Repentistas, que será realizado durante a 40ª Expoferr (Exposição Feira Agropecuária de Roraima), podem ser feitas até o dia 4 de novembro, no Departamento de Promoção Cultural, no Palácio da Cultura Nenê Macaggi, das 8h às 17 horas.
As apresentações vão ocorrer no período da Expoferr, de 25 de novembro a 4 de dezembro, no Parque de Exposição Dandãnzinho, região de Monte Cristo, zona rural de Boa Vista.

O objetivo do Festival, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secult (Secretaria Estadual de Cultura), é difundir a cultura de repentes e cantoria de viola, reunindo os melhores repentistas e violeiros de Roraima, mantendo viva essa tradição.

A secretária Estadual de Cultura, Selma Mulinari disse que é uma oportunidade para revitalizar e manter em atividade os poetas cantadores que esperam para apresentarem, em público, as técnicas da poesia através da improvisação, no ritmo e ao som da viola.

O resultado da seleção dos inscritos para o I Festival será divulgado no dia 11 de novembro. As semifinais serão realizadas no período de 29 de novembro a 2 de dezembro e a final, no dia 3. Cada eliminatória contará com a participação de cinco violeiros e cinco repentistas.

O projeto incentiva a implementação de políticas públicas culturais, além de oportunizar a comunidade cultural a conhecer esses artistas. O Festival será dividido nas categorias: dupla de violeiros, violeiro individual e, dupla de repentistas.

Para participar do Festival é preciso comprovar que está radicado no Estado de Roraima há dois anos, apresentar criações próprias, e ter idade a partir de 16 anos. A ficha de inscrição e o regulamento estão disponíveis no site www.secult.rr.gov.br e as inscrições são gratuitas.

 
 
 

 

 

Imprimir Enviar Corrigir Tamanho: A+ a-




Notícias relacionadas