Cotidiano
 
Workshop vai discutir construção dos Cenários do Zoneamento Ecológico Econômico em Roraima
Consultor da CPRM vem a Roraima auxiliar na elaboração do relatório; prazo de entrega é de três meses
 
Por - Redação I 21/09/2016 - 12:55 -
———————————————————————————————————————————
O Governo do Estado por meio da Seplan (Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento) realiza o Workshop “Oficina de Aplicação da Ferramenta ao Planejamento Estratégico de Roraima”, de 21 a 23 de setembro, das 8h30 às 12h e das 14h30 às 18h, no Centro de Educação Profissional Professor Antônio de Pinho Lima, localizado na Rua Chile, n.º 593, bairro Caranā.

A oficina, que tem por objetivo coletar subsídios para a elaboração do relatório de Cenários do Zoneamento Ecológico Econômico em Roraima, a partir de oficinas baseadas nos princípios do planejamento estratégico, será conduzida pelo membro do consórcio do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE-Brasil) Dr. Walter Marques, da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM).

De acordo com o coordenador do ZEE (Zoneamento Ecológico Econômico) de Roraima, Ademir Juno, a cenarização visa, por meio de um banco de dados construído em parceria entre Governo e sociedade organizada, preparar o Estado de Roraima para o futuro. É um relatório que abrange toda a região.

“Esse workshop servirá para adotarmos estratégias e colher subsídios junto à sociedade organizada quanto ao enfrentamento das incertezas do futuro. Recentemente técnicos do Governo participaram de uma capacitação técnica em Manaus, para subsidiar a elaboração dos cenários em Roraima. O papel do Dr. Walter Marques é dar consultoria e orientar nosso trabalho para construir esse trabalho. A partir dessa oficina pretendemos em um prazo de três meses finalizar a construção dos cenários do ZEE”, disse o coordenador.

GRUPOS DE TRABALHO - A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento irá formar equipes de trabalho em conjunto com secretarias e órgãos de Estado como Femarh (Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), IACTI (Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado de Roraima) e Seapa (Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento). O intuito é colher informações e interligar informações na construção da cenarização do Zoneamento Ecológico Econômico.

A participação da sociedade é imprescindível. Os interessados podem ser inscrever na Oficina pelo e-mail zeeroraima@gmail.com ou pelo telefone 95 9 8402-3296. Ou no dia do evento comparecer no Centro de Educação Profissional Professor Antônio de Pinho Lima, localizado na Rua Chile, n.º 593, bairro Caranā.

Programação:

Parte I: (21 de setembro) Abertura: 8h30

1.1 - Introdução
Conceito de Cenários
Histórico: ruptura de paradigmas
Aplicações: alvos
Tipos de Cenários
Reflexões e ideias sobre o futuro: mudanças a respostas.
Cenários: ciência, técnica e arte.
1.2 - FERRAMENTAS da análise territorial
- SWOT
- DPSIR
- Matrizes Morfológicas
1.3 - Parte I: METODOLOGIA DE CENARIZAÇÃO
Incertezas e mudanças
Cenários e planejamento
Ideias-força – Trajetórias – Cenas
Variáveis e atores sociais
Condicionantes de futuros
Incertezas críticas.
Tipologias dos cenários
Exemplos

Parte II – APLICAÇÃO DA CENARIZAÇÃO (21 de setembro) tarde 14h30 às 18h
- Anamnese (DPSIR)
- Diagnóstico (SWOT
- Identificação dos eixos de desenvolvimento

PARTE III - (22 de setembro)

Hora: 8h30 às 12h.
14h30 às 18h.
PRODUTO 1: Grupos de trabalho: aplicação de matrizes para qualificação de atores, variáveis incertezas.

PARTE IV – (23 de setembro)

PRODUTO 2: Comitê executivo: Elaboração de cenários alternativos, por eixo de desenvolvimento

 
 
 

 

 

Imprimir Enviar Corrigir Tamanho: A+ a-




Notícias relacionadas