Cotidiano
 
IF Comunidade no Amajari acontece nesta quinta-feira
O objetivo é aproximar a instituição de ensino técnico da comunidade, que terá a oportunidade de participar de oficinas sobre a temática do evento
 
Por - Redação I 31/08/2016 - 09:14 -
———————————————————————————————————————————
Fotos: Divulgação
O interessado pode fazer inscrição na hora
A sétima edição do IF Comunidade do Campus Amajari/Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR), acontece nesta quinta-feira, 1.º de setembro, na própria escola. O tema deste ano será “Tecnologias Sociais: alternativas aplicáveis ao produtor rural”, que será ponto da palestra máster com o chefe-geral da Embrapa Roraima, Otoniel Duarte.

O objetivo é aproximar a instituição de ensino técnico da comunidade, que terá no período da tarde, a partir das 14h30, a oportunidade de participar de oficinas sobre a temática do evento. Na parte da manhã, alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Iêda Amorim, em Amajari, participam da Trilha na Fazendinha.

Entre as oficinas está a de Manutenção de Máquinas Agrícolas, com o técnico em agropecuária Oziel Furquin Pinto, que vai apresentar as principais informações sobre manutenção de tratores, com abordagem sobre os sistemas de alimentação de ar do motor, de lubrificação, de arrefecimento, de transmissão, de direção, entre outros. “O trator é um equipamento importante para o produtor rural, portanto conhecer esse instrumento de trabalho vai ajudá-lo a melhor desenvolver suas atividades agropecuárias”, comentou.

Conforme a presidente da Comissão Organizadora do IF Comunidade, Marina Keiko, como o campus é agrícola, o evento foi planejado para atender às demandas dos moradores da região, com temas relevantes para melhorar o desempenho das atividades do homem do campo e proporcionar a participação ativa dos alunos nas ações. “O IF Comunidade vem para que o campus desenvolva ações, tendo os estudantes como protagonistas”, disse.

As oficinas terão duas horas cada, sendo realizadas simultaneamente na tarde do dia 1.º de setembro. O interessado pode fazer inscrição na hora. São elas: Manutenção de máquinas agrícolas; Importância dos microrganismos para agricultura; Comunicação estratégica para o negócio rural; Aquaponia; Manejo de leitões; Controle da verminose em ovinos e caprinos; e Produção de silagem.

São parceiros da sétima edição do IF Comunidade do Campus Amajari a Secretaria Estadual de Agricultura (Seapa), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa-Roraima) e a Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr).

O CAM está localizado na Rodovia Antonio Menezes da Silva, Km-3, na estrada que liga a Vila Brasil à balsa de Aparecida.

 
 
 

 

 

Imprimir Enviar Corrigir Tamanho: A+ a-




Notícias relacionadas