Política
 
Movimentação intensa nos cartórios no último dia para requerimento de registro de candidatura
Nas Eleições Municipais 2016, em Roraima, serão eleitos 15 prefeitos e 153 vereadores
 
Por - Redação I 15/08/2016 - 18:32 -
———————————————————————————————————————————
Fotos: Orib Ziedson
Em Roraima, a movimentação está intensa nos sete cartórios eleitorais desde as primeiras horas do dia
Termina hoje (15), às 19 horas, o prazo para que partidos políticos e coligações apresentem no cartório eleitoral competente o requerimento de registro de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador (Lei nº 9.504/1997, art. 11, caput). O pedido deverá ser gerado obrigatoriamente em meio digital e impresso pelo Sistema de Candidaturas Módulo Externo (CANDex), desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e disponível nos sites dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

Em Roraima, a movimentação está intensa nos sete cartórios eleitorais desde as primeiras horas do dia. Em Boa Vista, os pedidos serão encaminhados ao cartório da 1ª Zona Eleitoral, localizada na avenida Santos Dumont, 760, São Pedro. Até as 16h00 desta segunda-feira, foram registrados 31 candidatos a prefeito, 31 vice-prefeito e 525 vereadores em todo Estado. Já os números, em todo o país, apontam 4.998 candidatos a prefeito, 4.966 a vice-prefeito e 135.709 ao cargo de vereador.

Nas Eleições Municipais 2016, em Roraima, serão eleitos 15 prefeitos e 153 vereadores. Na capital Boa Vista, serão eleitos 21 vereadores; em Caracaraí, Mucajaí e Rorainópolis, serão eleitos 11 em cada município. Cada uma das demais cidades elegerão nove parlamentares na Câmara Municipal. Somente em Boa Vista existe possibilidade, pela primeira vez, de ocorrer segundo turno, considerando que a cidade atingiu 203.575 eleitores aptos a votar.

Registro de Candidatura
Registro de Candidaturas é a oficialização dos candidatos escolhidos pelos partidos, que devem apresentar sua documentação à Justiça Eleitoral, que comprovado o preenchimento dos requisitos, terá deferido o seu pedido. Somente serão deferidos os pedidos daqueles candidatos que comprovarem o preenchimento de todos os requisitos legais, inclusive com relação à sua vida pregressa, ou seja, que tenham "ficha limpa".


 
 
 

 

 

Imprimir Enviar Corrigir Tamanho: A+ a-




Notícias relacionadas