Política
 
Justiça Eleitoral inicia treinamento de mesários na segunda
Este ano serão necessários 4.480 cidadãos para trabalhar em todo o Estado, sendo 2.580 em Boa Vista, e 1.900 nos demais municípios do interior
 
Por - Redação I 12/08/2016 - 19:14 -
———————————————————————————————————————————
Fotos: Orib Ziedson
O treinamento ocorre até o dia 16 de setembro, das 14h às 18h
O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) dará início na segunda-feira (15/08), na 5ª Zona Eleitoral (ZE), localizada na avenida Nazaré Filgueiras, 2077, bairro Pintolândia, o treinamento dos mesários que irão atuar na Capital no pleito deste ano, no qual serão eleitos prefeitos e vereadores. O treinamento ocorre até o dia 16 de setembro, das 14h às 18h.

O treinamento dos mesários da 1ª Zona Eleitoral, localizada na avenida Santos Dumont, 760, bairro São Pedro, terá início no dia 16 de agosto e ocorre das 8h às 12h. Os mesários que atuarão no interior do Estado receberão as equipes de multiplicadores no período de 22 de agosto a 16 de setembro.

Conforme explicou o presidente da Comissão de Treinamento de Mesários do TRE-RR, Randerson Aguiar, durante a capacitação, será adotada a metodologia presencial com utilização de recursos visuais e ênfase na parte prática. “A ideia é preparar o mesário a fim de que ele possa desenvolver suas atividades da melhor forma possível no dia da eleição, familiarizando-o com o equipamento eletrônico”, disse ao lembrar que o mesário é personagem fundamental para a realização das eleições municipais de 2016.

Este ano serão necessários 4.480 cidadãos para trabalhar em todo o Estado, sendo 2.580 em Boa Vista, e 1.900 nos demais municípios do interior.

BENEFÍCIOS

Além das vantagens determinadas em lei para o cidadão que atuar como mesário, a exemplo dos dois dias de folga por dia de convocação, há ainda benefícios para quem é universitário. Desde 2008, o Tribunal firma parcerias com instituições de ensino superior, e este ano foi formalizado convênio com a Universidade Estadual de Roraima (UERR) e Cathedral.

REQUESITOS

Para ser mesário, basta ser eleitor, maior de 18 anos, em situação regular perante a Justiça Eleitoral. Não podem atuar como mesário: candidato ou parente de candidato, ainda que por afinidade, até o segundo grau, inclusive, cônjuge ou companheiro; membro de diretório de partido político; autoridade ou agente policial; os que pertencem ao serviço eleitoral; e fiscais e delegados de partido político ou coligação.

 
 
 

 

 

Imprimir Enviar Corrigir Tamanho: A+ a-




Notícias relacionadas