Diversão e Arte
 
Mostra de Artes do Intercom terá música, sarau, cinema, teatro, exposições e intervenções artísticas
Todas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade, que pode conferir também a programação acadêmica no site www.intercomnorte.com.br
 
Por - Redação I 04/07/2016 - 11:23 -
———————————————————————————————————————————
Fotos: Divulgação
O show da banda Paricarana começa às 18h e servirá para apresentar ao público a nova formação
Apresentações teatrais, música, cinema, sarau poético, intervenções artísticas e exposições de artes visuais fazem parte da programação cultural do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom Norte), que vai acontecer de 6 a 8 de julho de 2016 na Universidade Federal de Roraima (UFRR). Todas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade, que pode conferir também a programação acadêmica no site www.intercomnorte.com.br.

Cerca de 70 propostas de artistas, coletivos culturais e educadores de Roraima, Amazonas e Venezuela integram a Mostra de Artes do Intercom. As atividades vão acontecer no campus Paricarana (Biblioteca Central da UFRR, bloco do Centro de Comunicação Social, Letras e Artes Visuais (CCLA), Auditório Alexandre Borges e Centro Amazônico de Fronteira), Shopping Pátio Roraima, Praça do Triângulo e entradas da UFRR e no Parque Anauá.

PROGRAMAÇÃO

Durante os três dias será possível conferir exposições no Hall do CCLA, no auditório Alexandre Borges e do Centro Amazônico de Fronteira (CAF), com esculturas, fotografias, ilustrações e pinturas.

De quarta até sexta-feira, sempre ao meio-dia, haverá exibições de curtas na sala de vídeo da Biblioteca Central. Outras atividades que vão se entender durante todo o Intercom são as intervenções de pintura mural do coletivo venezuelano Urbano Aborigen (em frente ao CCLA); as produções dos alunos do curso de Artes Visuais da UFRR: a Intervenção “DescomunicaAção” (Praça da Pirâmide e entrada da UFRR), a Intervenção “Observar” (Shopping Pátio Roraima), a Intervenção “Invisível” (Parque Anauá) e a exposição de Arte Digital ( Shopping Pátio Roraima). Confira a programação diária:

QUARTA

A abertura das exposições vai acontecer às 17h, no auditório Alexandre Borges. No mesmo lugar e horário, haverá apresentação do grupo de comédia Stand-UP Alforria. Às 18h, haverá apresentação do Grupo Cruviana e Banda Paricarana no CAF (LEIA MAIS NA MATÉRIA ABAIXO).

QUINTA

Às 17h começam as atividades no auditório Alexandre Borges, com apresentação teatral da Cia do Pé Torto e intervenção de colagens de lambe-lambe do coletivo Carapanã na parada de ônibus em frente ao auditório. Das 18h às 19h, no CAF, serão realizadas apresentações musicais no CAF, com participação de Monique Oliveira de Melo; Yara Cinthya Walker da Silva; Gabriel de Souza Alencar; Grupo Vocal Uraricoera e o projeto Sons do Makunaima (curso de Música da UFRR).

Também na quinta e ainda CAF, a partir das 21h, depois da conferência sobre comunicação social, vai acontecer a entrega da premiação do Concurso Literário Aldenor Pimentel, realizado pelo Espaço Cultural Harmonia e Ritmo, e a edição de julho do Sarau da Lona Poética, organizado pelo Coletivo Caimbé, com microfone aberto para quem quiser declamar ou cantar.

SEXTA

Às 17h vai começar a intervenção "Os sem rótulos", no Hall do Alexandre Borges. No mesmo horário, na praça do CCLA, o coletivo Urbano Aborigen realizará uma sessão aberta de pintura corporal. A programação cultural do Intercom será encerrada com um show da banda JamRock, previsto para começar às 20h30 no Centro Amazônico de Fronteiras. Todas as atividades são gratuitas.

Bandas Paricariana e Cruviana participam do Intercom Norte 2016

Nesta quarta-feira, 6 de julho, no Centro Amazônico de Fronteira da Universidade Federal de Roraima (CAF/UFRR), as bandas Paricarana e Cruviana farão um show especial na abertura do Intercom Norte 2016, o maior evento regional de Comunicação. Na oportunidade, os conjuntos musicais, formados por alunos da UFRR, mostrarão o talento e a diversidade cultural da Amazônia em uma apresentação gratuita e inédita.

O show começa às 18h e servirá para apresentar ao público a nova formação da Banda Paricarana, que em 2016 é composta pelos acadêmicos Wellen Crystine (Psicologia, vocal), Anderson Alves (Psicologia, baterista), Vitor Menezes (Medicina, Baixista), Luiz Andrade (Música, Tecladista), Breno Monteiro (Relações Internacionais, vocalista), Filipe Rego (Química, guitarrista) e Catherine Menezes (Medicina, vocalista).

Já a Cruviana é formada por acadêmicos indígenas da etnia Macuxi que estudam no Instituto Insikiran e os oriundos do processo seletivo específico para ingresso de indígenas (Psei).
A banda surgiu em 2013, com a finalidade de desenvolver um intercâmbio musical entre alunos indígenas da UFRR vinculados aos diversos cursos da instituição e os membros das comunidades indígenas de Guariba e do Barro. O grupo foi criado a partir de um projeto que integra o programa de Extensão “Insikiran – Anna Eserenka” (em português, Nossa Música).

Para participar dos grupos musicais universitários, os alunos precisam estar regularmente matriculados e passar por um processo seletivo, que é realizado anualmente.

Quem quiser saber outras informações sobre as bandas Paricarana e Cruviana, podem entrar em contato por meio das páginas oficiais facebook.com/BandaParicarana e facebook.com/cruviana.anaeserenka.

 
 
 

 

 

Imprimir Enviar Corrigir Tamanho: A+ a-




Notícias relacionadas