Empreendedor
 
Inscrições para o programa de pré-aceleração de startups segue até esta quinta-feira
O processo seletivo das propostas segue várias etapas, feita por uma bancada composta por representantes de todas as instituições parceiras do Buriti Valley
 
Por - Redação I 16/06/2016 - 10:15 -
———————————————————————————————————————————
Fotos: Igorh Martins
A pré-aceleração busca contribuir na formação dos empreendedores e desenvolvimento de suas startups
As equipes interessadas em apresentar propostas para o Programa de Pré-aceleração de Startups do Buriti Valley têm até esta quinta-feira (16), para realizar a inscrição via internet. É só acessar o endereço eletrônico da Tichetphone e fazer a inscrição gratuitamente. O edital está disponível no portal do Instituto Evaldo Lodi (IEL): http://www.ielrr.org.br/.

Para sanar as dúvidas dos interessados em relação ao edital, os parceiros do Buriti Valley marcaram um encontro na noite dessa terça-feira, 14, no Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI). Compareceram cerca de 40 pessoas entre acadêmicos de nível superior, empresários, estudantes de nível médio e população interessada no assunto.

Os diretores da Tichetphone, Luis Gustavo Nogueira e Vanessa Schawaizer, conduziram o bate-papo com os participantes. A empresa é uma startup de automação para eventos e uma das importantes parcerias do programa devido aos seus cinco anos de atuação nesse ramo. Além deles, estavam representantes do Sebrae/RR, Centro Universitário Estácio da Amazônia, IEL, NTW Contabilidade entre outros. São 11 instituições públicas e privadas parceiras no Buriti Valley.

O encontro foi dividido em três momentos. O primeiro foi feito o resumão do edital, o segundo foi exclusivamente sobre todo o processo de inscrição e o terceiro momento eles foram levados a conhecer cada espaço do CCTI. O local foi cedido pela Prefeitura de Boa Vista para execução de todo o ciclo do programa devido está adequadamente equipada e com a infraestrutura necessária que o programa exige.

“O objetivo é selecionar 10 projetos para participar do ciclo de pré-aceleração de startups. Primeiro é preciso ter uma ideia muito boa, segundo ter uma equipe afiada, terceiro ter força de vontade para querer fazer algo inovador. O projeto precisa ser enquadrado num modelo de startup. O modelo é: você pega um problema real e você vai criar soluções inovadoras para resolver este problema”, disse Luis Gustavo.

O analista de sistemas, Iury da Guia Salino, está empolgado com a sua proposta de criar uma rede social (My Pets) para tratar só de animais abandonados e buscar parcerias com ONGs e empresários. Segundo ele, existem hoje várias aplicações que fazem basicamente a mesma coisa, o diferencial da My Pets é que numa só aplicação será realizado todo a assistência ao animal abandonado, aos donos, às ongs e empresários do ramo.

“Será uma rede feita para pessoas apaixonadas por animais. Na aplicação, teremos serviços como cadastrar animal, disponibilizá-lo para doação, criar eventos e feiras. Todo o valor arrecadado com eventos será devolvido 30% às ONGs parceiras. Na rede, o empresário vai poder também divulgar o seu serviço e produto como pet shop, hotel de cachorro, adestrador, cuidador de cão. É uma proposta diferente que visa aproximar o popular, o consumidor e os empresários”, ressaltou ele.

Etapas de seleção

O processo seletivo das propostas segue várias etapas, feita por uma bancada composta por representantes de todas as instituições parceiras do Buriti Valley. O atendimento pelo endereço eletrônico preaceleradora@buritivalley.com.br ficará disponível durante todo o período, nos dias úteis das 9h às 17h. Confira abaixo o cronograma de execução da seleção.

09 a 16/06/2016 - Prazo para envio de propostas;

20/06/2016 - Divulgação dos 25 semifinalistas que farão a apresentação do pitch;

21/06/2016 - Data limite para envio das apresentações para o pitch;

22/06/2016 - Apresentação dos pitch dos 25 semifinalistas no CCTI;

23/06/2016 - Divulgação dos 10 finalistas selecionados na apresentação dos pitch;

24 a 27/06/2016 - Entrega de documentos e assinatura do termo de concordância;

01/07/2016 - Divulgação dos 10 selecionados para o ciclo de pré-aceleração;

04/07/2016 - Início do programa de pré-aceleração.

Programa de pré-aceleração

A pré-aceleração busca contribuir na formação dos empreendedores e desenvolvimento de suas startups, proporcionando a troca de experiência, além de fomentar o ecossistema roraimense e brasileiro ao selecionar propostas de negócios, contribuindo assim na formação dos empreendedores.

No período de julho a dezembro de 2016, as 10 startups selecionadas terão acesso gratuito a todas as capacitações e palestras oferecidas dentro do programa, mentorias gratuitas em diversas áreas para auxiliar no desenvolvimento do projeto, espaço no coworking da pré-aceleradora e acesso a benefícios que possam vir a ser oferecidos pelo Buriti Valley.

Passado por todo o ciclo de planejamento, marketing, desenvolvimento e solução de problema, o projeto estará pronto. Na primeira semana de dezembro, a Buriti Valley irá promover um evento para apresentar os projetos a uma banca de investidores de fora. Momento esse, que os empreendedores terão a oportunidade de receberem propostas e verem suas ideias serem colocadas em prática com apoio e investimentos.

 
 
 

 

 

Imprimir Enviar Corrigir Tamanho: A+ a-




Notícias relacionadas