Cotidiano
 
Sistema de correspondência e processo eletrônico será lançado nesta segunda-feira
O Roraima Digital passará a ser utilizado, inicialmente, com as correspondências entre Secretarias sendo aos poucos incorporado nas demais rotinas
 
Por - Redação I 13/06/2016 - 10:27 -
———————————————————————————————————————————
O governo do Estado lança nesta segunda-feira (13), às 15 horas, no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos, o Roraima Digital, sistema eletrônico para gerir os processos e toda a documentação governamental. A implantação do sistema acompanha uma tendência nacional de revitalização de serviços arquivísticos substituindo o meio físico por ferramentas eletrônicas, gerando agilidade, economia, eficiência e sustentabilidade.

O Roraima Digital passará a ser utilizado, inicialmente, com as correspondências entre Secretarias sendo aos poucos incorporado nas demais rotinas. A expectativa é de que até o final do ano, 100% dos processos estejam incluídos no sistema eletrônico que será uma importante ferramenta de gestão, uma vez que todos os processos poderão ser acompanhados em tempo real.

“O gestor a partir do seu login terá acesso a informações importantes para o dia a dia da sua Secretaria. Podendo atuar de forma mais eficiente. Imagine o quanto deixará de ser gasto com combustível, por exemplo, evitando-se os deslocamentos de veículos para entrega de correspondências e outros tipos de documentos. Fora a economia com aquisição e papel, cartuchos, toner. Além de tudo ainda é ecologicamente correto, uma vez que incentiva as práticas sustentáveis entre os servidores”, afirmou a governadora Suely Campos.

A partir da implantação do sistema ficam estabelecidos procedimentos para recepção das correspondências, registro, tramitação, distribuição, expedição e formalização de processos, e até mesmo a criação de documentos no âmbito do Poder Executivo. Toda correspondência recebida nas repartições públicas estaduais deverá passar obrigatoriamente pelo protocolo geral de cada órgão.

Os documentos serão classificados, digitalizados, protocolados no sistema e o envio ao destinatário será feito por meio do Roraima Digital. Toda a documentação será classificada para fim de arquivamento. Por enquanto, os documentos físicos em papel ainda serão utilizados. Após a fase inicial, em data a ser ainda definida, todos os processos tramitarão apenas em formato digital, gerando ainda mais economia para o governo.

Todos os servidores estaduais que irão operacionalizar o sistema estão recebendo treinamento que de forma gradativa abrangerá todas as instituições governamentais. O treinamento é realizado pela Escola de Governo, utilizando a estrutura da Univirr (Universidade Virtual de Roraima), com a coordenação dos técnicos da CTI (Centro de Tecnologia da Informação).

 
 
 

 

 

Imprimir Enviar Corrigir Tamanho: A+ a-




Notícias relacionadas