Diversão e Arte
 
Mostra de Cinema Universitário "Saberes Amazônicos" será realizada na UFRR
Todas as sessões terão debates gravados entre os realizadores, público e convidados especiais
 
Por - Redação I 01/06/2016 - 18:18 -
———————————————————————————————————————————
A Mostra de Cinema Universitário "Saberes Amazônicos" será realizada de 15 a 17 de junho de 2016, no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF) da Universidade Federal de Roraima (UFRR). A mostra é um evento cultural que tem por objetivo fazer circular filmes autorais e independentes produzidos nos estados da Amazônia. Todas as sessões terão debates gravados entre os realizadores, público e convidados especiais. A abertura será dia 15, às 18h30, no CAF.

O evento atende uma demanda crescente de realizadores, produtores, exibidores, artistas, professores e acadêmicos em geral que têm buscado exibir, conhecer e discutir o conteúdo da produção fílmica na Amazônia, promovendo o debate em prol de uma política cultural para o cinema, o uso do cinema com instrumento educacional e a contribuição dos saberes para ampliar a consciência socioambiental.

Nesta edição, são apresentados curtas de cineastas dos estados do Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima que são exibidos em cineclubes, mostras alternativas, universidades, comunidades, internet e outros circuitos em constante construção.

Além disso, a Mostra exibirá diversos vídeos experimentais de um (01) minuto produzidos por acadêmicos e premiados nos três concursos de vídeo minuto da UFRR e curtas realizados no âmbito de oficinas e cursos de graduação em Roraima. “A Mostra nesta edição levará ao público a riqueza da diversidade social e das histórias da Amazônia brasileira. São filmes feitos por realizadores que filmam e moram na Amazônia”, explica o jornalista Éder Rodrigues, coordenador da Mostra em Roraima. A mostra recebe o apoio da Rede de Audiovisual de Roraima, Núcleo de Antropologia Visual da Universidade Federal do Amazonas (NAVI/UFAM) e Núcleo de Rádio e TV Universitária da UFRR.

NAVI

O Núcleo de Antropologia Visual da Universidade Federal do Amazonas (NAVI/UFAM) deu sua contribuição na discussão e escolha dos filmes selecionados. Como resultados dos debates, a comissão organizadora vai preparar também uma publicação sobre os desafios da produção de cinema na Amazônia e, em particular, Roraima, que contará com artigos científicos, entrevistas e análises fílmicas feitas por diversos especialistas, pesquisadores e profissionais de áreas distintas.

A publicação será eletrônica e mostra o quanto o campo do audiovisual é transdisciplinar e pode construir pontes de conhecimentos. A Mostra é um dos projetos aprovados no edital de seleção pública de patrocínio do Banco da Amazônia (BASA), edição 2016.

 
 
 

 

 

Imprimir Enviar Corrigir Tamanho: A+ a-




Notícias relacionadas