Cotidiano
 
Defensorias Públicas adotam novo domínio eletrônico
O endereço eletrônico da Defensoria será www.defensoria.rr.def.br
 
Por - Redação I 24/05/2016 - 19:31 -
———————————————————————————————————————————
Fotos: Divulgação
Com a mudança de domínio, os endereços eletrônicos terão o “def” em substituição ao “gov”
Por meio do Projeto de Resolução do Colégio Nacional de Defensores Públicos-Gerais (CONDEGE), as Defensorias Públicas do país, incluindo a Defensoria Pública de Roraima (DPE) passam a adotar um novo domínio eletrônico. A partir de agora, os endereços passam a ser compostos da seguinte forma: (www.defensoria.rr.def.br).

Segundo o defensor público-geral, Fabrício Ratacheski, a proposta é padronizar os endereços eletrônicos de todas as Defensorias Públicas em âmbito estadual e federal do país. “Com a mudança de domínio, os endereços eletrônicos terão o “def” em substituição ao “gov”. Em Roraima, o novo domínio entrou em vigência durante a Semana Nacional do Defensor Público”, explicou.

De acordo com o chefe da Seção de Administração e Segurança de Redes da DPE, Diego Sarraff, o domínio garante a identificação de uma marca na internet, seja ela institucional ou não.

“O domínio serve pra identificar um conjunto de computadores na internet, além de facilitar a memorização de um endereço de computador, ou seja, a marca na internet. Sem o DNS [Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios] nós teríamos que memorizar números, já com o domínio estabelecido o trabalho fica facilitado”, explicou Sarraff.

A Defensoria Pública é uma Instituição que dia após dia luta por sua autonomia, o novo domínio assegura ainda mais esse direito. “A Defensoria avança em diversos aspectos todos os dias. Ter um domínio próprio é importante, primeiro, por ter a marca da Instituição em rede e em segundo lugar, por reafirmar a sua autonomia dos demais poderes”, destacou.

DNS

O Sistema de Nomes de Domínios é, basicamente, um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído. Este sistema tem por base duas definições: Examinar e atualizar a respectiva Base de Dados. Resolver nomes de domínios em Endereços IP.

Quando você visita um site através do seu navegador ou quando envia um email, a internet precisa saber em qual servidor o site e o e-mail estão armazenados para poder responder à sua solicitação.

A informação da localização destes servidores está em um servidor chamado DNS (Domain Name Server). Cada domínio possui um registro no DNS que define qual o endereço IP do servidor de hospedagem e o IP do servidor de e-mail que responderão por este domínio.

 
 
 

 

 

Imprimir Enviar Corrigir Tamanho: A+ a-




Notícias relacionadas