Política
 
Biometria em São João da Baliza iniciou hoje e segue até 4 de maio
A terceira etapa da biometria em Roraima iniciou no último dia 4 de abril na 4ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de São João da Baliza, São Luiz do Anauá e Caroebe
 
Por - Redação I 22/04/2016 - 19:14 -
———————————————————————————————————————————
Fotos: Orib Ziedson
O atendimento ocorre no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Casa da Família, das 8h às 15h
O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) iniciou nesta sexta-feira (22) o cadastramento biométrico ordinário dos 4.700 eleitores do município de São João da Baliza, localizado no sul do Estado, a cerca de 326 quilômetros da capital. O presidente do TRE-RR, desembargador Mauro Campello, participou da solenidade de abertura dos trabalhos. O atendimento ocorre no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Casa da Família até o dia 4 de maio, das 8h às 15h.

A terceira etapa da biometria em Roraima iniciou no último dia 4 de abril na 4ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de São João da Baliza, São Luiz do Anauá e Caroebe. Segundo dados do TRE-RR, até o momento, 7.425 eleitores passaram pelo procedimento de identificação biométrica em Caroebe e São Luiz, o que corresponde a quase 70% do eleitorado dos dois municípios.

Documentação
Para se cadastrar, basta o eleitor comparecer em um dos postos de atendimento da 4ª Zona Eleitoral e apresentar documento de identificação oficial com foto (carteira de identidade, de trabalho, de habilitação ou passaporte), comprovante de residência atualizado e o título de eleitor.

Segurança
A biometria é uma tecnologia que confere mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação, pois o leitor biométrico acoplado à urna eletrônica deve confirmar a identidade de cada eleitor, comparando o dado fornecido (impressões digitais) com todo o banco de dados disponível. Com isso, fica praticamente inviável a tentativa de fraude na identificação do votante, uma vez que cada pessoa tem impressões digitais únicas.

Etapas
O procedimento de revisão eleitoral abrange quatro etapas: atualização dos dados biográficos, digitalização da assinatura, fotografia e coleta das digitais de todos os dedos das mãos. “Esse tripé: transparência, segurança e democracia é o que a nossa Justiça Eleitoral quer demonstrar, porque a rapidez e eficiência já demostramos com nossa urna eletrônica. Agora, com a biometria, nós acreditamos de forma efetiva, que o Brasil dar mais um exemplo para o mundo”, ressaltou Campello.

Estatística
Roraima é um dos estados com a maior porcentagem de eleitores cadastrados biometricamente. Na primeira etapa, que abrangeu o município de Boa Vista, 200.703 eleitores passaram a utilizar o sistema, o que representa 63,76% dos 314.753 eleitores que existem no Estado. Em 2015, foi executada a segunda fase em Mucajaí e Iracema, onde foram cadastrados mais 12.629 cidadãos nos dois municípios. Atualmente, 213.332 eleitores fizeram a biometria, cuja tecnologia confere mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação.

 
 
 

 

 

Imprimir Enviar Corrigir Tamanho: A+ a-




Notícias relacionadas