Cotidiano
 
Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em 12 municípios
Com o reconhecimento da situação de emergência, o Estado pode receber recursos para ações emergenciais
 
Por - Redação I 16/02/2016 - 11:01 -
———————————————————————————————————————————
Fotos: Neto Figueredo
Recursos serão destinados para o combate aos incêndios, além de ações que minimizem o impacto da forte estiagem
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu os decretos estaduais que declararam situação de emergência em 13, dos 15 municípios de Roraima, em razão da forte estiagem. No reconhecimento foram contemplados Alto Alegre, Amajari, Bonfim, Cantá, Caroebe, Iracema, Mucajaí, Normandia, Pacaraima, Rorainópolis, São João da Baliza e São Luiz. Anteriormente já tinha sido dado reconhecimento ao município de Caracaraí.

A partir de agora, inicia a segunda fase do processo para liberação de recursos com base no plano detalhado de resposta e no plano de trabalho elaborados pela Defesa Civil Estadual para atender às demandas da população.

Conforme explicou o secretário executivo da Defesa Civil, coronel Cleudiomar Ferreira, o reconhecimento da situação de emergência é apenas o primeiro passo do processo. “Esse foi apenas o primeiro passo. Agora vamos aguardar a análise dos planos para saber em quais solicitações seremos atendidos”, disse.

Entre as principais reivindicações das famílias afetadas pela estiagem estão a carência de água potável e água para animais. O grande número de incêndios florestais também causaram sérios prejuízos a milhares de pequenos produtores do Estado.

Ferreira explicou que apesar da liberação dos recursos ainda não ter ocorrido, as ações de resposta já estão sendo dadas pelo Estado. “As ações estão em andamento. Estamos atuando com o emprego de máquinas pesadas para escavação dos bebedouros em Pacaraima, Alto Alegre, Mucajaí, Rorainópolis, Iracema, Normandia e Bonfim”, adiantou Ferreira.

De acordo com ele, desde a decretação da situação de emergência no dia 22 de janeiro, foram distribuídos 254.980 litros de água potável para 787 famílias nos municípios de Rorainópolis, Pacaraima, Alto Alegre, São Luiz do Anauá, Mucajaí, Amajari e Iracema. Estão previstos no plano de resposta a escavação de 4 mil bebedouros para animais.

INCÊNDIOS FLORESTAIS

Até sexta-feira passada, dia 12, foram realizados 619 combate a incêndios florestais e 362 vistorias nos municípios. Estão sendo empregados na Operação Estiagem 228 bombeiros de Roraima, 34 do Amazonas e mais 30 brigadistas do Ibama.

A Defesa Civil tem bases instaladas nas sedes do Amajari, de Alto Alegre, Repartimento, Campos Novos e Roxinho, em Iracema, Samaúma, em Mucajaí, Felix Pinto, no Cantá, na sede em Caroebe, além do reforço nos quarteis de Boa Vista, Caracaraí, Rorainópolis e Pacaraima.

 
 
 

 

 

Imprimir Enviar Corrigir Tamanho: A+ a-




Notícias relacionadas