Política
 
Oleno Matos assume Casa Civil com compromisso de estreitar relação com os Poderes
A cerimônia de posse ocorreu no final da tarde desta terça-feira (2), no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos
 
Por - Redação I 03/02/2016 - 11:22 -
———————————————————————————————————————————
Fotos: Fernando Oliveira
O deputado estadual, Oleno Matos assumiu a Casa Civil para tentar minimizar os conflitos entre os dois poderes
O deputado estadual Oleno Inácio de Matos foi empossado nesta terça-feira (2), no cargo de secretário-chefe da Casa Civil. Matos assumiu o compromisso de estreitar o relacionamento entre o governo e os demais poderes, atuando politicamente, inclusive junto aos municípios e entidades sociais. A cerimônia de posse ocorreu no final da tarde no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos.

A cerimônia contou com a presença de deputados estaduais, federais, vereadores, secretários de Estado, do presidente do TJ (Tribunal de Justiça), desembargador Almiro Padilha, do presidente do TCE (Tribunal de Contas do Estado), Henrique Machado, do defensor-público Geral da DPE (Defensoria Pública do Estado), Carlos Fabrício Ortmeier Ratacheski, do comandante do 1º BIS (Batalhão de Infantaria e Selva), Algacir Polsin e autoridades em geral.

O cantor regional Zeca Preto deu tom cultural à cerimônia ao cantar “Roraimeira”, que hoje é reconhecida como o hino cultural de Roraima, a partir da lei de autoria de Matos.

Com a mudança, a ex-secretária-chefe da Casa Civil, Danielle Araújo, assumiu a representação do governo de Roraima em Brasília, no lugar de Mozarildo Cavalcante. As alterações no primeiro escalão de governo refletiram na ALE (Assembleia Legislativa). No lugar de Matos assume Chicão da Silveira, que passa a compor a base aliada do governo.

“Vou exercer o trabalho inerente da Casa Civil, atuando politicamente, exercendo as atribuições administrativas, mas principalmente buscando a aproximação entre os Poderes em prol do povo”, reforçou Matos.

A vinda de Matos para o governo foi amplamente discutida na Assembleia. “Vim para o governo com autorização do Poder Legislativo. Conversei com o presidente e demais deputados e espero fazer esse elo entre o Legislativo e o Executivo”, complementou Matos.

“Estaremos em constante diálogo com a Assembleia, precisamos disso. Acredito que o Legislativo precisa de uma atenção especial do Executivo, e, aqui na Casa Civil, exerceremos essa atribuição”, pontuou Matos.

A governadora Suely Campos considera a 'aquisição' de Oleno Matos para a Casa Civil como um ato importante para o governo. “Como advogado, defensor-público, servidor e deputado, o Oleno Matos tem experiência como gestor público e ficará na Casa Civil para ampliar a relação entre os poderes e as articulações em todo o Estado, considerando o potencial e a prática de fazer política”, disse, ao avaliar Matos como um servidor de 'alto nível'.

“Quero reconhecer o desprendimento do Oleno Matos, que deixou a ALE para cumprir importante papel no nosso governo. É um profissional de alto gabarito que vem a somar com a equipe de governo, em um ponto tão estratégico, com o compromisso de fazer o estreitamento entre os Poderes e traçar estratégias de governo junto aos municípios”, enfatizou a governadora.

O SECRETÁRIO

Eleito pelo PDT com 4.924 votos, Oleno Matos é defensor-público do Estado de Roraima, tem 42 anos de idade e nascido em Teresina (PI). Veio para Roraima aos 10 anos de idade com os pais e irmãos. Casado há 17 anos, é pai de três filhas.

Formou-se em Direito na primeira turma da UFRR (Universidade Federal de Roraima), em 1997. Ingressou na Defensoria Pública em 2002, onde sempre atuou pelos direitos das pessoas com deficiência.

Foi assessor Jurídico da Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) e como defensor, foi eleito defensor-Geral para dois mandatos (2007-2011) e quatro mandatos como sub-defensor Público Geral (2002-2004 e 2012-2015).

 
 
 

 

 

Imprimir Enviar Corrigir Tamanho: A+ a-




Notícias relacionadas