Política
 
Jucá cobra governadora que acelere providências contra os incêndios no Estado
Jucá lembrou que esteve na tribuna do Senado em setembro do ano passado e alertou os órgãos federais responsáveis por conta das previsões do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
 
Por - Redação I 03/02/2016 - 10:11 -
———————————————————————————————————————————
Fotos: Divulgação
Jucá reiterou a confiança no Corpo de Bombeiros de Roraima, mas destacou que é importante que o Exército, que os brigadistas, enfim, que todos os
O senador Romero Jucá (PMDB-RR) subiu nesta terça-feira (2), à tribuna do Senado, para cobrar que o governo de Roraima envie as informações necessárias para que o Ministério da Integração Nacional e a Defesa Civil possam tomar providências para combater os focos de incêndios que estão espalhados em 70% dos municípios do Estado.

“Depois de solicitar ao governo federal, já falei com o ministro Gilberto Occhi (ministro da Integração Nacional), que envie esforços rapidamente no sentido de tomar as providências necessárias. Ele já esteve em Roraima, já foi decretado estado de emergência, de calamidade. Agora é preciso que o governo do Estado encaminhe os pleitos, porque, até hoje, a governadora Suely Campos não encaminhou ao Ministério e à Defesa Civil os pleitos, para que possam atuar, como também não contratou ainda os brigadistas, que deveriam estar atuando, apagando os incêndios”, afirmou o senador diante de senadores perplexos.

Jucá lembrou que esteve na tribuna do Senado em setembro do ano passado e alertou os órgãos federais responsáveis por conta das previsões do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e das condições climáticas para o verão em Roraima. “Mas infelizmente, o governo do Estado e a Defesa Civil não se organizaram e hoje estamos vivendo uma tremenda seca, em que parte do Estado está literalmente pegando fogo. Andei, este final de semana, em diversos municípios, como Caroebe, São João da Baliza e Caracaraí e vi grandes e extensos incêndios, na mata inclusive, muito mais do que no lavrado”, lamentou o senador.

O senador solicitou ao presidente do Banco da Amazônia (Basa), Marivaldo Melo, e ao vice-presidente do Banco do Brasil, ex-senador Osmar Dias, para postergar as datas de pagamentos de empréstimos tomados pelos pequenos produtores de Roraima, que não estão tendo condições de honrar seus compromissos por conta dos incêndios e da seca. “Quero aqui, primeiro, registrar com preocupação essa situação em apoio a todos os moradores, moradoras, produtores, pequenos produtores, que estão sendo prejudicados. O incêndio está andando solto em todo o Estado. Há inclusive mecanismos de seguros e refinanciamentos para essas questões, que eu já estou tratando no Banco do Brasil e no Basa. Queria fazer esse comunicado, apelar à presidenta Dilma Rousseff, ao ministro da Integração e à Defesa Civil Nacional que enviem recursos à governadora, que é minha adversária política”, disse o senador.

No pronunciamento, Jucá reiterou a confiança no Corpo de Bombeiros de Roraima, mas destacou que é importante que o Exército, que os brigadistas, enfim, que todos os setores possam ser mobilizados para enfrentar essa situação.

 
 
 

 

 

Imprimir Enviar Corrigir Tamanho: A+ a-




Notícias relacionadas