Diversão e Arte
 
Professor lança livro sobre vivências da infância
De caráter autobiográfico, o livro é feito de memórias e retrata a infância de um menino que cresceu na floresta
 
Por - Redação I 18/01/2016 - 13:50 -
———————————————————————————————————————————
Fotos: Valdecir Silva
Leonilto Manoel da Cruz lançará seu livro no dia 5 de fevereiro
Resultado de dois anos de trabalho, o livro ‘Memórias de minha infância’, do professor Leonilto Manoel da Cruz, será lançado no dia 5 de fevereiro, às 20h, na Escola Estadual Ulysses Guimarães, no bairro Silvio Botelho, zona Oeste.

De caráter autobiográfico, o livro é feito de memórias e retrata a infância de um menino que cresceu na floresta, palco de histórias, de aventuras e experiências inesquecíveis, narradas pela própria personagem.

Leo Cruz, como é chamado por seus alunos, é professor há 18 anos e nos últimos quatro tem lecionado Língua Portuguesa na Escola Estadual Ulysses Guimarães. Segundo ele, foram os 112 alunos, das quatro turmas do 7º ano, que o motivaram a escrever o livro.

“Tudo começou quando, nas minhas aulas de produção de textos narrativos, contava minhas histórias aos alunos. Fazia narrativas orais daquelas que mais me marcaram. Eu notava que os alunos gostavam de ouvi-las, interagiam comigo e motivavam-se a fazer o mesmo em seus textos escritos”, contou.

O professor disse que certa vez foi questionado por um aluno por que não escreveria um livro com as histórias que contava em sala de aula. “Uma vez, no primeiro dia de aula, levei para sala um texto de minha autoria, intitulado ‘A primeira lembrança a gente nunca esquece’. Tinha escrito com o objetivo de estimulá-los a escrever sobre suas lembranças e avaliar a escrita de cada um. Entreguei o texto sem citar o autor, propositadamente. Assim que alguns leram, iniciaram-se as indagações sobre quem escreveu aquele texto. Queriam saber o nome do livro e se havia possibilidade de lê-lo.

Então eu disse a eles que aquela história não era uma ficção, que a personagem e os relatos eram reais, que eu era aquele menino cuja primeira lembrança foi tão marcante. A aprovação dos meus alunos pelo texto que se tornou o primeiro capítulo foi o que me motivou a escrever o livro”, contou.

SOBRE O LIVRO

O livro instiga o leitor a refletir sobre a educação paterna, os valores e as crenças. Como os pais educavam os filhos? Como era a interação familiar e como é hoje? A figura do professor é a mesma? A própria infância da personagem exprime questionamentos que farão o leitor refletir sobre muitas questões, seja ele adulto ou criança.

Outra questão está na visão de mundo a partir dos olhos de uma criança, a sua busca por um referencial. “Acredito que a questão principal do livro é que toda criança precisa viver a sua infância de forma plena, não importa a sua condição social, seja no campo, seja na cidade. Criança precisa sonhar, viver o seu mundo à sua maneira, viver o seu tempo”, frisa Leo Cruz.

COMO ADQUIRIR O LIVRO?

No dia do lançamento, o livro será vendido a R$ 25 (preço promocional). A editora Baraúna atenderá de acordo com a demanda. Para o lançamento, estarão à disposição dos convidados 200 exemplares.

Em breve estará disponível nas livrarias locais. No momento, o livro pode ser comprado através do site da Editora Baraúna. O link direto é http://www.editorabarauna.com.br/memorias-de-minha-infancia.html

Também está à venda em outros sites, como o da Livraria Saraiva e Cia dos Livros. Além da versão imprensa, o livro também está disponível na versão digital a R$ 14,90, no Google Play. Caso queira adquirir o livro com o próprio Leo Cruz, pode entrar em contato pelo telefone (95) 99135-9835.

 
 
 

 

 

Imprimir Enviar Corrigir Tamanho: A+ a-




Notícias relacionadas