Esportes
 
Roraima terá sua maior delegação nos Jogos Universitários
Ao todo, 142 atletas disputarão as oito modalidades esportivas, entre 18 e 27 de outubro, em Foz do Iguaçu (PR)
 
Por - Redação I 09/10/2012 - 19:44 -
———————————————————————————————————————————
A Federação Universitária de Esportes de Roraima (FUER) enviará para a Etapa Nacional das Olimpíadas Universitárias (JUB’S) 2012 a maior delegação que o Estado já teve na competição. Ao todo, 142 atletas disputarão as oito modalidades esportivas, entre 18 e 27 de outubro, em Foz do Iguaçu (PR). No ano passado, participaram 110 pessoas na delegação.

O feito histórico será possível devido o apoio do Governo do Estado, que disponibilizou 50 passagens aéreas, garantindo a participação da delegação roraimense no JUB´S. A solenidade de entrega para atletas e dirigentes da FUER ocorreu no Palácio Senador Hélio Campos, sede do executivo estadual, segunda-feira (8).

“Agradeço ao governador por firmar mais uma parceria com a FUER, disponibilizando essas 50 passagens que são essenciais para a participação dos atletas e dirigentes na etapa nacional. E como forma de agradecimento vamos fazer o melhor para representar bem nosso Estado e levar o nome de Roraima para o Brasil”, afirmou a presidente da FUER, Elaine Morellato.

O governador José de Anchieta Júnior disse que apesar da crise que o Estado está passando não poderia deixar de ajudar a Federação, que realiza um trabalho intenso em Roraima em prol do esporte.

“Essa é uma parceria que faço questão de manter, pois conheço o trabalho da FUER e sei o quanto ele é importante para nosso estado, atletas e universitários. Torço para que todos tenham um bom desempenho nesta etapa nacional e tragam medalhas para nosso Estado. Fico muito feliz por poder compartilhar com todos essa felicidade de participar de um grande evento como este”, frisou o Governador.

Douglas Medeiros é estudante da Faculdade Estácio Atual e participa da modalidade de futsal. Ele afirmou que esse incentivo do Governo diminuiu a preocupação da equipe em ter que conseguir as passagens. “Esse apoio amenizou bastante nossa situação, pois agora vamos focar apenas nos treinos, para buscar um melhor desempenho na etapa nacional e consequentemente teremos mais chances de ganhar uma medalha”, frisou Douglas.

O futsal masculino da Faculdade Estácio Atual é a única modalidade de Roraima que está na primeira divisão do JUB’S. Nos Jogos de 2011, realizado em Campinas (SP), a equipe conseguiu chegar à elite do futsal universitário brasileiro ao conquistar a medalha de prata pela segunda divisão. A equipe de basquetebol feminina da UFRR também conseguiu medalha na competição do ano passado, com a terceira colocação pela segunda divisão.

ESTADUAL

A Etapa Estadual dos JUB’S foi realizada pela FUER no período de 10 a 25 de agosto na Vila Olímpica Roberto Marinho. A competição local contou com a participação de 292 atletas de sete Instituições de Ensino Superior (IES): Faculdade Cathedral, Faculdade Estácio/ Atual, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR), Universidade Estadual de Roraima (UERR), Universidade Federal de Roraima (UFRR), Centro Universitário Claretiano e Faculdade Roraimense de Ensino Superior (FARES).

A Federação Universitária de Esportes de Roraima com o apoio do Governo do Estado de Roraima, Prefeitura Municipal de Boa Vista, Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura - FETEC, Cacau Show, Farmavita, SAMU, Deputada Angela Águida Portela, Deputado Rodrigo Jucá, BV Formaturas, Folha de Vista e Connect Energy Drink.

JUB’S

As Olimpíadas Universitárias são realizadas pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) em parceria com o Ministério dos Esportes e Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que garante a acomodação, alimentação e transporte de todos os dirigentes e atletas. A delegação roraimense ficará hospedada no hotel Lanville Athénée
A previsão é que mais de quatro mil estudantes de todo o país disputem as Olimpíadas Universitárias, nas modalidades de atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, vôlei e xadrez.

A etapa nacional é divida em duas etapas, a primeira acontece de 18 a 22 de outubro para as modalidades de atletismo, judô, natação e xadrez. A segunda ocorre de 23 a 27 de outubro, com a participação das modalidades coletivas: basquete, futsal, handebol e vôlei.

ATLETAS

A Federação Universitária de Esportes de Roraima (FUER) realizou uma reunião com a delegação roraimense que vai para a Etapa Nacional dos Jogos Universitários Brasileiros (JUB’S) 2012.

Foram repassadas aos atletas e aos representantes das instituições de ensino, as informações gerais do campeonato, como Termo de Conduta de atletas e dirigentes e orientações referentes à documentação necessária para a viagem.

Estão classificados os seguintes times/atletas:

Voleibol feminino - UFRR;

Voleibol masculino - UFRR;

Handebol feminino - UFRR;

Handebol masculino - Faculdade Cathedral;

Basquete feminino - UFRR;

Basquete masculino - UFRR;

Futsal feminino - Estácio/Atual;

Futsal masculino - Estácio/Atual;

Xadrez feminino - Elis Keroli (Estácio/Atual); Cecília Orminda (UFRR).

Xadrez masculino - Leonardo Souza (UFRR); Maycon Costa (UFRR)

Atletismo feminino - Lélia Cardoso dos Santos (Claretiano); Naira Joanina (Estácio/Atual); Ana Érika Lorenço Pereira (Estácio Atual)

Atletismo masculino - Felipe Gama Coêlho (Claretiano); Ailson da Silva Feitosa (Estácio/Atual); Adriano Vieira (Estácio/Atual); Rafael Sousa (Estácio/Atual); Celson Barros (Estácio/Atual);

Judô feminino - Isabella Fraga (Estácio Atual); Agatha Camila Macedo Maciel (Cathedral); Mileide Suelen (Estácio Atual); Leidiany Fabricio Bezerra (UFRR); Ediléia de Carvalho Ramos;

Judô masculino - Diandresson de Paula (Estácio Atual); Cayo Cavalcante (UFRR); Marcos Alves (Estácio/ Atual); Guilherme Nascimento (Estácio/ Atual); e André Fabiano (UERR).

Natação feminino - Krisha Peres (Estácio/Atual); Hollenk Cristina (Estácio/Atual); Flávia Cantanhede (Estácio/Atual);

Natação masculino - Renato Barbosa Nery (UFRR); Tiago Riker (UFRR); Silvio Monteiro (UFRR); Italo Bruno Marques (Cathedral); Greyke Miron Terra (Estácio/Atual); Jefferson Aguiar (Estácio/Atual); Yorran Greco (IFRR).
 
 
 

 

 

Imprimir Enviar Corrigir Tamanho: A+ a-




Notícias relacionadas