Cotidiano
 
Embrapa realiza Dia de Campo sobre Dendê no sul do estado
No dia 9, o evento acontece em Rorainópolis e no dia 10, em São João do Baliza
 
Por - Redação I 08/10/2012 - 18:11 -
———————————————————————————————————————————
A Embrapa Roraima promove nos dias 9 e 10 de outubro o Dia de Campo ‘Cultivos alimentares associados à cultura no dendê’, no sul do estado. O evento tem por objetivo apresentar os resultados parciais sobre cultivos intercalares com dendê em áreas de produtores da agricultura familiar e é voltado a extensionistas, estudantes e produtores da região.

No dia 9, o evento acontece em Rorainópolis e no dia 10, em São João do Baliza. Em ambos os dias serão realizadas palestras sobre o projeto de pesquisa, com apresentação dos resultados parciais. Haverá também depoimentos de produtores da agricultura familiar envolvidos no projeto e visitas técnicas.

Estão sendo pesquisados sistemas de produção em consórcio com o dendê envolvendo culturas alimentares de grãos (milho, feijão caupi e amendoim), mandioca e fruteiras (banana, mamão e abacaxi).

O PROJETO

O projeto ‘Dendê na agricultura familiar’ objetiva desenvolver e aprimorar sistemas de cultivo com culturas alimentares, nas entrelinhas da cultura do dendê, que possibilitem ganhos adicionais ao agricultor familiar durante o período inicial de crescimento da cultura principal. É uma alternativa economicamente viável para aumentar a oferta de alimentos na região, ocupar melhor a área e permitir o crescimento pleno da cultura.

Os trabalhos estão sendo desenvolvidos nos municípios de Rorainópolis e São João do Baliza, na região sul do estado. As ações de seleção das áreas para pesquisa contam com a participação das empresas Biocapital (São João do Baliza) e PalmaPlan (Rorainópilis). As ações de sensibilização dos agricultores têm o apoio da Federação de Trabalhadores Agrícolas em Roraima (Fetago).

Segundo Admar Alves, analista da Embrapa Roraima, um dos grandes desafios para a exploração do dendê na agricultura familiar reside na oferta de cultivos intercalares no período inicial de desenvolvimento da cultura. ‘Práticas culturais como a utilização de leguminosas para a cobertura do solo ou a associação com cultivos alimentares, permitem ter um sistema intensivo altamente produtivo e permanentemente valorizado’, diz.

Mais informações:

Dia de Campo “Cultivos intercalares com dendê na agricultura familiar”.

Rorainópolis
Data: 09.09.2012
Local: BR 174 km 390, próximo a Vicinal Trairí
Horário: das 9h às 11h

São João do Baliza
Data: 10.09.2012
Horário: das 9h às 11h
Local: Vicinal 24 km 13, São João da Baliza
 
 
 

 

 

Imprimir Enviar Corrigir Tamanho: A+ a-




Notícias relacionadas