Esportes
 
Roraima encerra participação nos Jogos Universitários Brasileiros com cinco medalhas
A delegação de Roraima volta para casa com cinco medalhas: uma de prata e quatro de bronze
 
Por - Redação I 26/10/2015 - 09:28 -
———————————————————————————————————————————
Fotos: R.C. Caleffi
As meninas do handebol feminino, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), jogaram contra a equipe do Piauí na final e acabaram com o segundo lugar
Depois de 10 dias de evento, os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2015 chegam ao fim. E a delegação de Roraima volta para casa com cinco medalhas: uma de prata e quatro de bronze. As equipes de handebol feminino, basquete masculino e a atleta de natação Flávia Catanhede foram os responsáveis por levar Roraima ao pódio da competição.

As meninas do handebol feminino, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), jogaram contra a equipe do Piauí na final. O placar foi de 36 a 28 para o time rival. Mas mesmo com a derrota, as meninas sobem para a segunda divisão e, a partir do ano que vem, enfrentam os times deste grupo. O técnico Elton Guedes disse que a equipe está cada vez mais madura e entrosada.

“A cada edição dos JUBs elas estão mais confiantes no jogo. Este ano não rolou a medalha de ouro, mas só por terem chegado a final é uma vitória muito grande. Estamos muito orgulhosos dessa medalha de prata. Ano que vem faremos de tudo para disputar e subir para a primeira divisão”, enfatizou.

O basquete masculino, também da UFRR, conquistou o terceiro lugar no pódio da terceira divisão e volta para Roraima com a medalha de bronze. O jogo decisivo foi contra a equipe do Amapá. Os meninos fizeram bonito e venceram a partida por 77 a 35. Esta é a segunda vez que o João Victor participa da etapa nacional dos JUBs. Segundo ele, a união da equipe contribuiu para o resultado.

“Fomos uma equipe unida e focada durante toda a competição. Conseguimos apresentar um bom nível de basquete em todos os nossos jogos. O mais difícil e cansativo foi a partida contra a equipe de Minas Gerais, porém, ali vimos a nossa equipe se unir completamente para tentar vencer o time da casa, mesmo não sendo possível, mas a tentativa foi grande. Então fomos completamente focados para a disputa pelo terceiro lugar e conseguimos vencer com uma diferença de 42 pontos. Não dá para descrever a nossa felicidade”, destacou o atleta.

A responsável pelas outras medalhas de Roraima foi a nadadora Flávia Catanhede, que, sozinha, conquistou três bronzes, na primeira fase de disputas. “Os JUBs é um campeonato importantíssimo, pois é nacional e a gente pode estabelecer nosso desempenho de acordo com o restante das atletas do Brasil. Agradeço imensamente o trabalho da Federação Universitária de Esporte de Roraima, a Fuer, pois se não fosse o trabalho dos fisioterapeutas comigo não sei se eu teria tido este rendimento. Espero poder melhorar minha colocação no pódio ano que vem”, disse Flávia.

A presidente da Fuer, Elaine Morellato, afirma que todo o trabalho e esforço que é feito pela Federação durante todo o ano foi compensado com este resultado. “Nós trabalhamos duro para trazer a delegação para a etapa nacional. Buscamos parcerias, reunimos uma equipe enorme de fisioterapeutas e médico para fazer o acompanhamento com os atletas, tanto antes de começar a etapa nacional, como durante os Jogos”, disse.

Elaine destaca ainda que o resultado se deu também devido a parcerias e esforço dos atletas. “Agradeço mais uma vez ao Governo do Estado e a Secretaria Estadual de Educação por acreditar no nosso trabalho e fornecer passagens aéreas para os atletas. Obrigada a todos os atletas pelo esforço e empenho, tenho certeza que representamos bem o Estado na competição. Agora o trabalho continua com foco nos JUBs de 2016”, finalizou a presidente.

JUBs 2015

Esta edição dos jogos ocorreu na cidade de Uberlândia (MG). A delegação de Roraima é composta por 152 pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes. É a nona maior delegação do Brasil e a primeira da Região Norte. Os atletas conquistaram vaga para a Etapa Nacional após vencerem a Etapa Estadual do JUBs, realizada pela Federação Universitária de Esportes de Roraima (Fuer), no período de 18 de julho a 29 de agosto.

Os Jogos Universitários Brasileiros, o maior evento esportivo universitário da América Latina, são realizados pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU). Cerca de 5 mil atletas de todo o Brasil participou da competição.

Na edição nacional, os atletas disputaram medalhas em 11 modalidades: voleibol, handebol, futsal, basquetebol, atletismo, judô, xadrez, tênis, tênis de mesa, natação e vôlei de praia, nos naipes masculino e feminino.

Participaram do evento, atletas de cinco Instituições de Ensino Superior (IES), entre elas, Universidade Estadual de Roraima (UERR), Universidade Federal de Roraima (UFRR), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRR), Faculdade Cathedral e Faculdade Estácio.

PARCERIAS

Para o ano de 2015, a FUER conta com as seguintes parceiras: Governo do Estado, Prefeitura de Boa Vista, FETEC, Roraima Garden Shopping, Exército Brasileiro, A Fórmula, Farmavita, 6º BEC, GRESSB, BV Formaturas, Cacau Show, Foto Roraima e Folha de Boa Vista.

 
 
 

 

 

Imprimir Enviar Corrigir Tamanho: A+ a-




Notícias relacionadas