Diversão e Arte
 
Roraima terá programa de TV sobre cinema
O programa Curta Cinema, gravado durante as sessões de filmes do projeto SESC Amazônia das Artes, em maio deste ano, foi idealizado pelo setor de programação da TV Universitária
 
Por - Redação I 19/10/2015 - 18:05 -
———————————————————————————————————————————
Fotos: Pedro Alencar
Para Éder Rodrigues, o programa Curta Cinema democratiza informações sobre o cinema nacional e local para o espectador
Pela primeira vez, profissionais de televisão, cineastas e agentes culturais do Estado unem-se para produzir um programa exclusivo sobre a sétima arte. A estreia será no dia 31 de outubro, às 14 horas.

O programa Curta Cinema, gravado durante as sessões de filmes do projeto SESC Amazônia das Artes, em maio deste ano, foi idealizado pelo setor de programação da TV Universitária (Canal 2) e reuniu diversos artistas, cineastas, documentaristas, professores e estudantes. Durante quatro dias, o público assistiu aos filmes produzidos na Amazônia que foram selecionados pela curadoria do SESC.

Após as exibições, foram realizados debates com realizadores e professores que discutiram temas como política cultural audiovisual, democracia audiovisual, fomento ao cinema local, leis de incentivo, estética e análise fílmica, globalização e autorrepresentação, além de relatos de experiências que contribuíram para o estímulo de novas produções e participações em eventos afins.

Todos os debates foram gravados na íntegra e os melhores momentos serão exibidos no programa Curta Cinema, com duração de 40 minutos e apresentação do jornalista Pablo Felippe. A direção e o roteiro ficaram por conta dos jornalistas Éder Rodrigues, Aldenor Pimentel e do repórter cinematográfico Pedro Alencar. O programa piloto é resultado da parceria entre a TV Universitária e Serviço Social do Comércio (SESC/RR).

Roraima

O filme selecionado no Sesc Amazônia das Artes de 2015 foi o documentário Não Existem Heróis, dirigido por Luiz Cláudio Correa Duarte. A obra é uma adaptação do livro O Beijo da Dependência Química, autobiografia de Darkson Mota, no qual vários personagens relatam o envolvimento dele com o mundo do crime. Luiz Duarte fez parte da primeira mesa de debates e participa do programa. “Este é um momento importante para o realizador. Muitas vezes, a gente pensa em produzir, mas não pensa na distribuição”, explicou Duarte.

Para Éder Rodrigues, o programa Curta Cinema democratiza informações sobre o cinema nacional e local para o espectador que não conseguiu ir à sala de cinema nas exibições, permitindo que se tenha acesso a um mosaico dos desafios e oportunidades para o audiovisual local. “A TV Universitária vai levar muitas informações sobre o cinema brasileiro e democratizará ainda mais o acesso aos debates ocorridos neste importante evento. Neste sentido, o SESC e a TV Universitária cumprem um papel estratégico para a cultura audiovisual em Roraima”, afirmou Rodrigues. Mais informações pelos telefones (95) 3621-3169, 98119-5049 (Éder Rodrigues), ou ainda (95) 98112-3670 (Luiz Cláudio Duarte).

 
 
 

 

 

Imprimir Enviar Corrigir Tamanho: A+ a-




Notícias relacionadas