Cotidiano
 
Roraima sedia pela primeira vez reunião de Grupo Nacional de Educação Fiscal
Convênios para capacitação na área de Educação Fiscal no estado, serão firmados junto ao Ministério da Fazenda e Ministério da Educação
 
Por - Redação I 27/08/2015 - 11:49 -
———————————————————————————————————————————
Fotos: Fernando Oliveira
A reunião tem o desafio de discutir a Educação Fiscal de forma mais intensa para a região
Começou nesta quarta-feira (26), a 58º Reunião do Grupo GEF (Grupo Nacional de Educação Fiscal). O evento, que pela primeira vez é sediado em Roraima, está sendo realizado no CAF (Centro Amazônico de Fronteiras), da UFRR (Universidade Federal de Roraima), e prosseguirá até sexta-feira (28), período em que será trabalhada a consolidação do Planejamento Estratégico 2016-2018 do PNEF (Programa Nacional de Educação Fiscal) e articulado convênios e acordos com o Estado de Roraima.

Participam da reunião representantes das instituições gestoras do PNEF dos 26 estados da Federação e o Distrito Federal, representantes da Esaf/DF (Escola de Administração Fazendária de Brasília), Secretaria do Orçamento Federal, Secretaria do Tesouro Nacional, Controladoria Geral da União, Receita Federal do Brasil, Secretarias de Estado da Fazenda e da Educação e Ministério da Educação.

Segundo o secretário estadual de Fazenda, Kardec Silva, o evento discute a importância da cidadania, no que diz respeito à arrecadação de impostos, e o que o cidadão pode fazer para controlar os gastos públicos. Destaca ainda uma participação democrática da sociedade em relação ao funcionamento do Estado.

Kardec destacou também que, por meio da Esaf/DF, que gere a educação fiscal no país, e tem vários cursos na área de educação fiscal, que já são ministrados à distância, o Governo de Roraima deverá firmar convênios para a realização desses cursos no estado, juntamente com o Ministério da Fazenda e Ministério da Educação.

A diretora geral adjunta da Esaf/DF, Raimunda de Almeida, disse que a reunião do GEF é realizada três vezes por ano, sendo que uma ou duas delas ocorrem em Brasília. E segundo ela, esse encontro em Roraima pela primeira vez, tem o desafio de discutir a temática de forma mais intensa para a região, oportunizando ainda os integrantes do GEF terem conhecimento da realidade local e peculiaridades.

“A reunião do GEF é um ato político, que mobiliza a sociedade e o Governo, e visa fortalecer o próprio grupo, existindo ainda a possibilidade de se formar parcerias no tocante ao programa de educação fiscal em nível nacional”, disse.

Raimunda enfatizou ainda que o evento em Roraima já teve um fato peculiar: pela primeira vez na história das reuniões do GEF, o grupo foi recebido por governador de Estado. “Na tarde de hoje, fomos recebidos pela governadora Suely Campos que colocou toda a estrutura de Governo à disposição para a realização da reunião e articulação de acordos que venham beneficiar o Estado, em relação à Educação Fiscal”, destacou.

Para a secretária estadual de Educação e Desporto, Selma Mulinari, que representou a governadora Suely Campos no evento, e reunião abre a discussão da Educação Fiscal no âmbito do Estado e a Secretaria de Educação como agente transformador se encarrega de fazer a parte de formalização desse processo que é gestado pela Sefaz. “Na escola buscamos a formação e transformação do aluno que vai exercer as funções de cidadão. Nosso objetivo é formar um cidadão melhor, que tenha uma vida voltada para o exercício da cidadania e do comprometimento social, não só na área da educação fiscal, mas em todas as áreas”, enfatizou.

PARCEIROS

A reunião tem como parceiros o Cadecon (Centro de Ciências Administrativas e Econômicas) da UFRR, CGU (Controladoria Geral da União), MPF (Ministério Público Federal), Receita Federal do Brasil, Grupo de Educação Fiscal em Roraima, Sinfiter (Sindicato dos Fiscais de Tributos do Estado de Roraima) e Unacon (Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle), Governo do Estado de Roraima, e a 1ª Brigada de Infantaria de Selva – Exército Brasileiro.

 
 
 

 

 

Imprimir Enviar Corrigir Tamanho: A+ a-




Notícias relacionadas