Diversão e Arte
 
Biblioteca Sesc realiza IX Semana Nacional do Livro Infantil
O evento será gratuito para alunos, comerciários e comunidade em geral
 
Por - Redação I 13/04/2015 - 11:14 -
———————————————————————————————————————————
Fotos: Alex Paiva
Incentivar o hábito pela leitura e fazer da biblioteca um espaço dinâmico e lúdico é a proposta da IX Semana Nacional do Livro Infantil
O Serviço Social do Comércio em Roraima (Sesc-RR) realiza de 15 a 17 de abril, em alusão ao Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril), a IX Semana Nacional do Livro Infantil, com diversas atividades que acontecerão simultaneamente nas bibliotecas Sesc do Centro de Atividades Dr. Antônio Oliveira Santos, no Mecejana, e Afonso Rodrigues, no Centro. O evento será gratuito para alunos, comerciários e comunidade em geral.

Incentivar o hábito pela leitura e fazer da biblioteca um espaço dinâmico e lúdico é a proposta da IX Semana Nacional do Livro Infantil. Para a abertura haverá a apresentação especial do Quarteto Amazônico do Sesc, e no decorrer do evento, sessões de cinema, oficina de xilogravura, oficina de EVA, Bingo do Livro e Troca-Troca.

A IX Semana Nacional do Livro Infantil contará com a presença do grupo Máfia do Verso, ministrando a Oficina Criativa de Poemas. Para completar os alunos do curso de teatro do "Sesc em Cena"apresentará a peça teatral do livro Infantil Menina Bonita do Laço de Fita.

De acordo com Jhenes Frota, gerente de cultura, "Nossa biblioteca o papel fundamental para incentivar o hábito pela leitura. Iremos também promover a conscientização do cuidado e preservação para com o livro e qualquer tipo de material bibliográfico. Contaremos também a história do Escritor Monteiro Lobato".

"Através das atividades lúdicas as crianças desenvolvem várias capacidades, explorando e refletindo sobre a realidade, a cultura. Esperamos a participação de todos, alunos de outras escolas, crianças, profissionais da educação e comunidade em geral", ressaltou Jhenes.

Dia do Livro Infantil

No dia 18 de abril comemora-se o Dia Nacional do Livro Infantil, em homenagem ao escritor José Bento Monteiro Lobato, precursor da literatura Infantil no Brasil. Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis.

Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio. Através de sua inteligência, mostrou para as crianças como é possível aprender através da brincadeira. Com o lançamento do livro “Emília no País da Gramática”, em 1934, mostrou assuntos como adjetivos, substantivos, sílabas, pronomes, verbos e vários outros. Além desse, criou ainda Aritmética da Emília, em 1935, com as mesmas intenções, porém com as brincadeiras se passando num pomar.

Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.

 
 
 

 

 

Imprimir Enviar Corrigir Tamanho: A+ a-




Notícias relacionadas