Cotidiano
 
Caminhões pipa abastecem 330 famílias da zona rural de Boa Vista
Cerca de um milhão de litros de água potável já foram distribuídos na zona rural de Boa Vista para abastecer as famílias que sofrem com a estiagem deste ano
 
Por - Redação I 06/04/2015 - 18:29 -
———————————————————————————————————————————
Fotos: Polly Silva
A comunidade de Vista Alegre foi beneficiada com o envio de caminhões pipa pela Prefeitura de Boa Vista
Cerca de um milhão de litros de água potável já foram distribuídos na zona rural de Boa Vista para abastecer as famílias que sofrem com a estiagem deste ano. A comunidade de Vista Alegre foi beneficiada com o envio de caminhões pipa pela Prefeitura de Boa Vista, o que deve atender as 126 famílias que residem no local.

A moradora da comunidade, Eduína Mota, de 45 anos, foi uma das primeiras beneficiadas e afirmou que a estiagem está deixando os moradores impossibilitados até de prepararem as refeições diárias.

“Para preparar o almoço temos que caminhar por 2,5 km até o igarapé mais próximo, que ainda não secou por inteiro. Fazemos todo o percurso de volta com os galões cheios d’água e assim podemos cozinhar nosso alimento. Depois juntamos a louça suja e fazemos novamente esse caminho para lavá-las no igarapé. Por último tomamos nosso banho lá mesmo”, detalhou Eduína.

Os secretários de Gestão Ambiental, Daniel Peixoto, e de Obras, Ubirajara Magalhães acompanharam as equipes de reabastecimento a fim de analisar in loco a necessidade de intensificação da ação. “A preocupação da prefeita Teresa Surita é atendermos de maneira contínua essas famílias durante a estiagem, suprindo assim, as dificuldades enfrentadas em cada localidade”, disse Daniel Peixoto.

Com os caminhões pipa enviados pela Prefeitura, além das famílias, como a de Eduína, também estão sendo atendidos com o abastecimento de água, o posto de saúde, a cozinha comunitária e as duas escolas da comunidade, sendo uma municipal e a outra estadual.

Segundo o tuxaua de Vista Alegre, Claudio Souza, a situação está preocupante, pois atinge o funcionamento regular das escolas e do posto de saúde. “Com essa água que estamos recebendo com o caminhão pipa, a situação será amenizada. Esperamos que assim os alunos possam ter o período de aula sem interrupções por falta de água. Da mesma forma o nosso posto”, enfatizou.

Maquinários como retroescavadeiras e patrol também foram deslocados à comunidade para trabalhar sistemas de captação de água. O secretário adjunto de Obras, Ubirajara Magalhães destacou que, apesar do trabalho de abastecimento ser contínuo, outros meios devem ser utilizados.

“Por esse motivo estamos recuperando cacimbas. Até o momento realizamos limpeza e manutenção em cerca de 70 pontos de captação da água na zona rural”, explicou o Ubirajara Magalhães.

Com a comunidade de Vista Alegre, a Prefeitura de Boa Vista totaliza mais de 330 famílias atendidas com o abastecimento de água potável. O trabalho será contínuo e visa atender a toda zona rural de Boa Vista.

 
 
 

 

 

Imprimir Enviar Corrigir Tamanho: A+ a-




Notícias relacionadas