Cotidiano
 
Baixa no rio Branco não deve prejudicar abastecimento de água
Uma balsa já está preparada com quatro bombas capazes de captar a mesma quantidade de água bruta que a estação fixa capta hoje
 
Por - Redação I 13/02/2015 - 10:18 -
———————————————————————————————————————————
Fotos: Fernando Oliveira
As bombas serão acionadas em caso de emergência, com capacidade de captar até 800 litros por segundo
O nível do rio Branco atingiu os 29 centímetros na manhã de quinta-feira (12). A marca é a menor desde março de 2010. No entanto, a direção da Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) garante que a empresa está preparada para abastecer Boa Vista, mesmo diante de uma grande baixa do rio responsável por 90% do abastecimento da Capital.

A afirmação é do presidente da empresa Danque Esbell. Segundo ele, uma balsa já está preparada com quatro bombas capazes de captar a mesma quantidade de água bruta que a estação fixa capta hoje. “As bombas serão acionadas em caso de emergência, com capacidade de captar até 800 litros por segundo”, explicou.

Outra medida adotada pela empresa foi a limpeza dos tubulões da plataforma, por onde entra a água captada. O serviço iniciou na última terça-feira (10), afim de melhorar o desempenho dos equipamentos.

A produção de água nas ETA (Estações de Tratamento de Água) está em torno de 890 litros por segundo, com reforço de mais 19 poços espalhados em pontos estratégicos da cidade. Ainda segundo Esbell, quatro poços estão prontos para serem acionados em caso de necessidade.

“Estamos preparados e podemos garantir à população que não faltará água em Boa Vista. No entanto, pedimos que as pessoas utilizem a água com racionalidade, que evitem o desperdício e que armazenem em caixas d’água”, pediu o presidente.

 
 
 

 

 

Imprimir Enviar Corrigir Tamanho: A+ a-




Notícias relacionadas