Diversão e Arte
 
Escola Buriti promoverá “Leitura com Vinho de Buriti”
O evento será realizado na quadra da instituição de ensino, das 7h30 às 12h45
 
Por - Redação I 25/11/2014 - 19:51 -
———————————————————————————————————————————
A cultura roraimense e a valorização das lendas e mitos serão abordados no projeto “Leitura com Vinho de Buriti”, da Escola Estadual Buriti. O evento será realizado na quadra da instituição de ensino, das 7h30 às 12h45, voltado à comunidade em geral, alunos, professores e servidores.

O objetivo, segundo a gestora Antônia Vilene, é despertar o interesse da leitura entre os alunos e, nessa 3ª edição especificamente, de mostrar a riqueza cultural brasileira e roraimense. Serão apresentados lendas, danças, teatro, poesias, parlendas, trovas, provérbios e crendices.

Terão ainda comidas típicas de cada região brasileira, peças teatrais, mesas pedagógicas e uso de ambientes como a Sala de Leitura, Multifuncional e Multimeios.

“Na primeira edição trabalhamos com tudo sobre a fruta buriti. No segundo evento, os alunos homenagearam os compositores e escritores roraimenses e agora as lendas e mitos”, lembrou Antônia.

As apresentações consistem com a dança do Carimbó e do Crioulo. As lendas do Milho, do Boto Cor-de-Rosa, Canaimé, da Iara, do Guaraná, lenda da Cruviana, Macunaíma, do Mapiguari, Buiúna, da Mandioca e do Tepequém terão interpretação garantida para que todos possam conhecer um pouco mais sobre a história da região. Trovas Infantis, Provérbios e Crendices serão apresentadas durante todo o evento.

Para representar a cultura afrobrasileira, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) ministrará palestra sobre a Consciência Negra, além de promover uma roda de capoeira. A cultura das regiões brasileiras estará representada nas comidas típicas. Etnias Indígenas de Roraima, artesanato e cultura estarão em exposições nos stands. Peças teatrais e objetos antigos do século XX estarão na biblioteca para apreciação.

Os estudantes e professores, na oportunidade, mostrarão sobre a elaboração de canteiros para Alimentação Alternativa, Plantas Medicinais e Agricultura Familiar.

 
 
 

 

 

Imprimir Enviar Corrigir Tamanho: A+ a-




Notícias relacionadas