Cotidiano
 
Minicurso aborda o potencial do uso do bambu para a agricultura familiar
O evento acontecerá no Auditório da Embrapa Roraima, das 8h30 às 15h
 
Por - Redação I 24/11/2014 - 10:21 -
———————————————————————————————————————————
Fotos: Divulgação
Antônio Ludovico Beraldo tem pesquisas na área de engenharia de construções rurais, com enfoque em diversos temas
A Associação de Desenvolvimento Social Comunitário (Adessco) e a Embrapa Roraima promovem, no dia 24 de novembro, o minicurso ‘Potencial do Uso do Bambu na Agricultura Familiar’. As palestras serão ministradas pelo pesquisador colaborador da Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp, Dr. Antônio Ludovico Beraldo, que apresentará as características gerais do bambu, bem como as diferentes formas de aproveitamento para uso na construção civil e na produção de energia, tudo com foco na pequena propriedade rural.

O evento acontecerá no Auditório da Embrapa Roraima, das 8h30 às 15h. Os interessados em participar, podem se inscrever gratuitamente pelo telefone 4009-7161. A Embrapa fornecerá transporte para o evento, disponibilizando ônibus com 30 vagas, que sairá da frente do Hotel Aipana, na Praça do Centro Cívico, às 8h.

Antônio Ludovico Beraldo tem pesquisas na área de engenharia de construções rurais, com enfoque nos temas: bambu, compósitos, materiais alternativos, madeira e aproveitamento de resíduos agroindustriais na construção. O pesquisador é também coautor do livro ‘Bambu de Corpo e Alma’.

Potencial do Bambu
O Bambu é uma planta da família das gramíneas, muito utilizada no mundo devido as suas características de sustentabilidade, resistência, rápido crescimento e flexibilidade. O Brasil é um dos países com maior número de espécies nativas e maior área de florestas naturais de bambu. Segundo levantamento feito pelo Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), só no estado do Acre, 38% das florestas são compostas por bambuzais naturais.

Entre os diversos usos da gramínea, destacam-se a utilização para a alimentação (broto de bambu); na construção civil (usado como pilar, viga, telha, piso, entre outros) e para a contenção de encostas ameaçadas de erosão. O bambu também é utilizado para a produção de combustível e também de papel, substituindo o uso tradicional da madeira para estes fins.

SERVIÇO

Palestra: Aproveitamento de Resíduos Sólidos para a Geração de Energia
Data: 24 de novembro de 2014
Local: Auditório da Embrapa Roraima
Horário: 8h30 às 12h e 13h às 15h
Mais informações: 4009-7161

 
 
 

 

 

Imprimir Enviar Corrigir Tamanho: A+ a-




Notícias relacionadas