Diversão e Arte
 
3ª Roda de Contação de Histórias acontece na próxima semana
A primeira rodada aconteceu em setembro, a segunda em outubro e a terceira no próximo dia 25 de novembro, às 17h30, na residência da acadêmica Ana Lítia
 
Por - Redação I 20/11/2014 - 18:25 -
———————————————————————————————————————————
O projeto “Contar Histórias: Ai que saudade que tenho!” desenvolvido pelos alunos do curso de Letras da Universidade Estadual de Roraima- UERR, do campus Alto Alegre, com a coordenação da professora Maria Georgina vem avivar a antiga prática de contação de histórias e a valorização da cultura local.

A primeira rodada aconteceu em setembro, a segunda em outubro e a terceira no próximo dia 25 de novembro, às 17h30, na residência da acadêmica Ana Lítia. Em média 40 pessoas participam de cada rodada que reúne crianças, jovens e adultos, pois a contação de histórias atingem todos os públicos.

Os acadêmicos iniciam as Rodas com contação de contos, mitos, lendas, fábulas, e em seguida os anciões das comunidades contam os 'causos' que viveram ou fizeram parte da história de suas famílias. Durante as Rodas são sorteados livros para os presentes como forma de estimular a prática da leitura.

Segundo a Professora Mestre Maria Georgina é importante resgatar esta prática tão importante e envolvente na vida das famílias. “Eu que fui criada pelo meu avô, tenho contato com a contação de histórias desde pequena. Era comum todas as tardes ele sentar na varanda e as crianças ao redor ouvirem 'causos' sobre todo tipo de assunto. Ele cantava, tocava sanfona e contava histórias e, hoje, esta prática está quase desaparecendo. Por isso vamos estimular a contação de histórias por meio das Rodas e do envolvimento com a comunidade em geral”, frisou a coordenadora.

 
 
 

 

 

Imprimir Enviar Corrigir Tamanho: A+ a-




Notícias relacionadas