Cotidiano
 
Projeto de Roraima estará em Mostra de Ciência no Rio Grande do Sul
A Escola Estadual Maria das Dores Brasil representará Roraima na 29º Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec), no período de 28 a 31 de outubro, na cidade de Novo Hamburgo (RS)
 
Por - Redação I 21/10/2014 - 17:00 -
———————————————————————————————————————————
Fotos: Divulgação
Os alunos Miguel Medeiros e Jornenicy dos Anjos, do 3º ano do Ensino Médio desenvolveram o projeto Avaliação da Geosmina por meio da percepção s
A Escola Estadual Maria das Dores Brasil representará Roraima na 29º Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec), no período de 28 a 31 de outubro, na cidade de Novo Hamburgo (RS), com o projeto “Avaliação da Geosmina por meio da percepção sensorial no cultivo de Tambaqui das regiões de savana dos municípios de Cantá, Alto Alegre, Amajarí e Bonfim”.

Tudo começou durante ida a um restaurante na cidade. Os alunos Miguel Medeiros e Jornenicy dos Anjos, do 3º ano do Ensino Médio, do turno matutino, perceberam, ao comer um peixe o gosto de “barro” na carne do animal. “Fizemos esse projeto com o objetivo de reduzir o impacto econômico, pois com esse sabor estranho pode fazer com que as pessoas e o mercado deixem de comprar”, explicou.

Essa percepção ocorreu durante o recesso escolar, no início do ano, e essa curiosidade fez com que eles procurassem ajuda pedagógica. “Inicialmente os estudantes perceberam esse sabor e procuraram a professora Eliana Furtado que iniciou a pesquisa”, contou o coorientador, Marcos Antônio.

Os estudantes assistiram a palestras e, em seguida, foram a campo para conhecer os criadouros em quatro municípios de Roraima. “Iniciamos um processo de visitação no interior do Estado e verificamos a qualidade da água, do manejo dos peixes e conversamos com os produtores. Pegamos uma amostra de cada tanque para análise”, detalhou.

Na maioria dos tanques visitados, contou o aluno Jornenicy, foram identificadas a presença da geosmina, uma mistura de fungos, bactérias e algas que dão o “cheiro de terra molhada” ou de barro. “A geosmina fica acumulada no ombro do peixe. Fizemos teste sensorial com trinta alunos e utilizamos todas as amostras de peixes coletados”, disse. Cada aluno ingeriu uma quantia da carne assada e descreveu o resultado do sabor.

Como resultado, os alunos identificaram que a influência para presença da geosmina é qualidade da água no criadouro, da ração e da quantia de alimento dispostos aos peixes. “Há criadouros com muitos peixes para pouco espaço, por exemplo. Isso pode colaborar para presença da bactéria”, explicou.

MOSTRATEC

A Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia e Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia terá representação de 22 países, além dos Estados da Federação. Serão expostos 370 projetos e no Mostratec Júnior, 112 desenvolvidos por estudantes do Ensino Fundamental.

Para essa 29ª edição estão confirmados trabalhos dos países Brasil, Argentina, Cazaquistão, Chile, Colômbia, Dinamarca, Egito, Equador, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Indonésia, Itália, Luxemburgo, México, Paraguai, Peru, Tunísia, Turcomenistão, Turquia e Uruguai.

 
 
 

 

 

Imprimir Enviar Corrigir Tamanho: A+ a-




Notícias relacionadas