Cotidiano
 
Semana Tecnológica aborda perspectivas do setor aquícola em Roraima
O evento ocorreu no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF) da Universidade Federal de Roraima (UFRR)
 
Por - Redação I 01/10/2014 - 11:21 -
———————————————————————————————————————————
A Escola Agrotécnica da Universidade Federal de Roraima (Eagro) realizou nesta terça-feira (30), a abertura da III Semana Tecnológica do Campus Murupu (III SETEC), que este ano tem como tema a “Interdisciplinaridade nas Ciências Agrárias”. O evento ocorreu no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF) da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e contou com diversas palestras voltadas para o setor aquícola, agrícola e a realização de mesa redonda.

A Engenheira Agrônoma, Daniela Mirandola Canavesso, da Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura em Roraima (SFPA/RR) foi uma das palestrantes e abordou o tema “Perspectiva do Setor Aquícola no Estado de Roraima”. A apresentação destacou, entre outros assuntos, o potencial que estado de Roraima tem para a criação de peixes, bem como as ações do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) para fomento e infraestrutura para do setor.

Ainda de acordo com a palestra, diversos fatores favoráveis para a prática da aquicultura foram apresentados, sendo destacada a extensa bacia hidrográfica, clima favorável e a variedade de espécies com viabilidade comercial. Além disso, foi ressaltado o melhoramento genético das espécies, por meio do Centro Tecnológico de Aquicultura (CTA) e a indústria e comércio de rações que abastece pisciculores de Roraima.

De acordo com a Coordenadora do evento, Daniela Cavalcante, o seminário é de grande importância para os alunos e acadêmicos que futuramente estarão no mercado de trabalho. “Esse é um momento de troca de experiência e dos alunos receberem informações técnicas que futuramente possam ser aplicadas na ciências agrárias”, pontuou.

O eventou abordou ainda a palestra sobre Nutrição de Peixes de Água Doce, ministrado pela pesquisadora e professora Monique Virães, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT–MT) e a palestra de um piscicultor do estado de Roraima, o qual falou sobre sua experiência no setor.

A programação se estenderá até o dia 2 de outubro com a realização de minicursos, manejo reprodutivo de gado de corte, mesa redona e muitas outras atividades teóricas e práticas.

 
 
 

 

 

Imprimir Enviar Corrigir Tamanho: A+ a-




Notícias relacionadas