Cotidiano
 
Iniciado o Fórum de Inovação e Tecnologia da Amazônia
A abertura oficial do evento aconteceu no início da noite desta quarta-feira (10), na sala Monte Roraima no Ideias Centro Empresarial
 
Por - Redação I 11/09/2014 - 09:42 -
———————————————————————————————————————————
Fotos: Divulgação
A programação com as palestras teve início às 14h com a oficina Inovações Tecnológicas para a Educação Inclusiva
O Fórum de Inovação e Tecnologia da Amazônia foi aberto nesta quarta-feira (18) às 18 horas na sala Monte Roraima no Ideias Centro Empresarial. O evento idealizado pela Federação das Indústrias de Roraima – FIER tem como objetivo de integrar o meio acadêmico e a iniciativa privada, com atividades que estimulem o uso da tecnologia e inovação no mercado.

A programação com as palestras teve início às 14h com a oficina Inovações Tecnológicas para a Educação Inclusiva, aproximadamente quarenta pessoas participaram, entre profissionais de educação, de Tecnologia da Informação e acadêmicos dessas áreas. A oficina foi ministrada pela pedagoga Carol Franco, do estado do Pará.

Durante a oficina os participantes puderam conhecer as novas tecnologias utilizadas para proporcionar a inclusão de Pessoas Com Deficiência – PCD’s. Receberam dicas do que é importante na hora de pensar na elaboração de softwares que atendam esse público, de forma que estejam de acordo com as necessidades tanto de pessoa com limitações visuais, auditivas, na fala e demais limitações físicas.

Anne Priscila Alves, do SEBRAE Roraima, foi uma das participantes, ela destacou as novas tecnologias disponíveis no mercado. “Foi uma oficina excelente, pude conhecer as novas tecnologias e ferramentas que podemos usar no dia a dia para garantir a inclusão dessas pessoas. Foi um momento muito proveitoso”, destacou.

A palestrante Carol Franco, destacou a importância dessas novas ferramentas. “A inclusão é um direito das Pessoas Com Deficiência, e hoje o mercado de trabalho oferece uma gama de recursos tecnológicos que permitem essa inclusão. Os profissionais, sejam da área de educação, tecnológica, assistência e tantas outras áreas, precisam pensar em todos. E o melhor é que um único equipamento, como um jogo pedagógico digital, por exemplo, pode ter diferentes funções, permitindo trabalhar com diferentes limitações”, ressaltou.

A superintendente do IEL Professora Lídia destacou que espera que o Fórum seja o início de um grande projeto que o IEL pretende continuar realizando no estado com alcance regional. “Com o Fitam o nosso objetivo é discutir as tecnologias de informação e comunicação como forma de despertar o mundo acadêmico e empresarial para as necessidades que nos temos de inovar, utilizar as tecnologias que existem no mercado. Desejamos que o evento seja de troca de experiências, aprendizado tanto para o setor público, privado como para os acadêmicos”, completou.

PROGRAMAÇÃO

No dia 11 de setembro, as oficinas iniciam às 15h com o tema relacionado ao Seminário E-GOV com os temas: Expressões regulares, de 19h às 20h a Palestra Licenças Livres e Direitos Fundamentais Constitucionais e de 20h15 às 21h15, a palestra Shell Script Aplicado.

 
 
 

 

 

Imprimir Enviar Corrigir Tamanho: A+ a-




Notícias relacionadas