Cotidiano
 
Unidades de ensino estão nos preparativos para a Feira Estadual de Ciências
Os melhores trabalhos serão selecionados para a Feira de Ciências do Estado que ocorrerá no fim deste mês
 
Por - Redação I 09/09/2014 - 13:00 -
———————————————————————————————————————————
Nesta semana, no período de 9 a 11 de setembro, as escolas estaduais Antônio Ferreira de Souza, Professora Idarlene Severino da Silva, Vanda da Silva Pinto, Lobo D’Alamada e Professora Elza Breves apresentarão à comunidade escolar e a sociedade boa-vistense, os resultados das pesquisas desenvolvidas com professores e alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Essas feiras são preparatórias para a Feira de Ciências do Estado de Roraima (FECIRR).

Na Escola Estadual Antonio Ferreira de Souza, “Ferreirinha”, nesta terça-feira (9) acontecerá a XVI Feira de Ciências com o tema: “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”. A intenção dos projetos melhorara o ambiente com o uso de recursos tecnológicos.

Serão 11 trabalhos envolvidos na temática contra o Bullyng, astronomia, meio ambiente, geografia, adolescência, reciclagem e edcuação. Durante o evento, que será das 8h até às 11h45, haverá apresentações culturais. Os projetos estarão expostos na instituição, localizada na Rua Reinaldo Neves, bairro Jardim Floresta.

Ainda na terça-feira (09), a XV Feira de Ciências “O Novo Construir Respeitando os Avanços da Era Moderna” será realizada na Escola Professora Idarlene Severino da Silva, localizada na Rua Belarmino F. Magalhães, no bairro Tancredo Neves. A partir das 7h30 até o meio-dia, os visitantes terão contato com projetos de alunos do 5º ao 9º do Ensino Fundamental.

São nove trabalhos com temas como “Transformações que dão origem aos objetos”, “Pilhas e baterias: o destino final” e outros trabalhos envolvem energia sustentável e tecnologia. Haverá apresentações culturais de grupos formados pelos próprios alunos com danças, desfile com esportistas e sobre os continentes. O objetivo é despertar a participação e consciência social entre os estudantes e as ações pedagógicas da escola.

E na Escola Lobo D’Almada, no Centro, também na terça-feira (09), a partir das 14 horas, serão expostos 18 trabalhos do Ensino Fundamental e 11 projetos de pesquisa do Ensino Médio. Os alunos trabalharam, por meses, em projetos sobre história de Roraima, profissões, reciclagem, conservação do meio ambiente, tecnologias dentro e fora da escola, exposições artísticas, educação e saúde.

QUARTA E QUINTA

Com o propósito de propagar a redução do lixo acumulado no meio ambiente, a Escola Vanda da Silva Pinto realizará na próxima quarta-feira (10) a III Mostra Científica e Cultural “Descobrindo experimentos físicos e relações químicas, práticas de sustentabilidades e a valorização da cultura roraimense”, a partir das 7h30 pela manhã e a tarde às 13h30.

Pela manhã, nos stands estarão expostos trabalhos voltados à reciclagem de lixo, exposição fotográfica sobre Roraima, reações químicas e sociais. No turno oposto haverá um bazar de trocas, cultura e saúde. No decorrer do dia haverá encenação sobre a Lenda do Tepequém e danças roraimenses.

E na quinta-feira (11), moradores e comunidade escolar poderão conferir projetos desenvolvidos pelas crianças e adolescentes da Escola Estadual Elza Breves, no bairro Conjunto Cidadão, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30. O tema da V Mostra Pedagógica, este ano, seráa “A Água”. Alunos do Ensino Fundamental apresentarão seis trabalhos envolvendo o tema.

Os estudantes do Ensino Médio participarão da V edição da Feira de Iniciação Científica. Entre os nove projetos esxpostos, um mostrará uma perspectiva de energia sustentável através do tratamento do lixo despejado em aterro e outro será sobre as Eleições 2014.

FECIRR

As unidades de ensino realizam as feiras de ciências em suas dependências como forma de preparação para a Feira de Ciências do Estado de Roraima (FECIRR). Os melhores trabalhos escolares são selecionados para participar da Feira do Estado. O evento é uma oportunidade para que os estudantes apresentem seus projetos de pesquisa e estudos científicos para toda a comunidade.

A FECIR está prevista para ocorrer no período de 25 a 27 de setembro deste ano no Parque Anauá. A Feira está na 22ª edição e é organizada pela Universidade Estadual de Roraima (UERR).

 
 
 

 

 

Imprimir Enviar Corrigir Tamanho: A+ a-




Notícias relacionadas