Esportes
 
Roraima encerra primeira etapa dos Jogos Escolares com saldo positivo
O judô masculino e feminino ficaram em destaque com a quinta colocação em categoria do campeonato
 
Por - Redação I 08/09/2014 - 09:54 -
———————————————————————————————————————————
Fotos: Divulgação
As alunas-atletas de Ginástica Rítmica conquistaram a 19ª colocação
As disputas das modalidades individuais dos Jogos Escolares da Juventude – etapa mirim (12 a 14 anos) chegaram ao fim neste domingo (07), em Londrina (PR) e Roraima obteve bons resultados. O judô masculino e feminino ficaram em destaque com a quinta colocação em categoria do campeonato. Os dois alunos são da rede pública estadual e já têm experiência na competição nacional.

A aluna-atleta Tatiana Sobral, da Escola Estadual Monteiro Lobato conquistou o quinto lugar na categoria mais de 64 quilos de Judô e Aristides Lucena Junior, da Escola Estadual Conceição Costa e Silva, também sagrou-se na quinta colocação na categoria menos de 40 quilos.

Segundo Aristides, houve boas lutas e a colocação a qual ficou foi positiva, porém era possível medalhar. “Falta um pouco mais de volume de competições em nível estadual, para acumular mais experiência e conquistar uma melhor colocação nos Jogos Escolares da Juventude”, avaliou o atleta.

Para um dos treinadores da modalidade, Sérgio Borba, o Judô roraimense vem evoluindo gradativamente no decorrer das edições dos jogos escolares. “Exemplo disso são as vitórias conquistadas, onde, antes, nossa participação se resumia em realizar a primeira luta e sem obter resultados positivos”, analisou o técnico.

Conforme ele, houve atletas que lutaram em nível de igualdade dos oponentes de renome e de Estados tradicionalmente respeitados pelo alto nível de lutas. “Com a busca pela evolução técnica e tática do Judô em Roraima, estamos proporcionando aos atletas a condição de seguir nas disputas, com vitórias, seja nas fases preliminares como nas finais”, complementou.

Outro destaque foi para as alunas-atletas de Ginástica Rítmica, que conquistaram a 19ª colocação e ficaram na frente de Estados como Maranhão, Rondônia e Mato Grosso, experientes na disputa da modalidade. Roraima foi representado por quatro alunas-atletas do Instituto Batista (IBR). Em 2013 a modalidade ficou em 22º lugar no ranking nacional.

Para a técnica da modalidade, Renata Medeiros, cada dia que passa há uma dedicação maior para contribuir para o crescimento da Ginástica Rítmica no Estado e os resultados podem ser vistos nas competições em nível nacional. “Nesses Jogos Escolares percebi o quanto nossas alunas-atletas cresceram e aprenderam que temos que nos dedicar ao extremo para se alcançarmos bons resultados”, enfatizou a treinadora.

Essa foi a primeira participação das meninas na GR. Segundo a atleta Gabriela Maboni, foi uma experiência boa e serviu de grande aprendizado, uma vez que teve contato com atletas já acostumadas com competições escolares em nível nacional. “Mesmo sem a medalha aprendemos muito com a competição e vamos nos aprimorar cada vez mais para nos anos seguintes conquistarmos melhores resultados”, disse.

 
 
 

 

 

Imprimir Enviar Corrigir Tamanho: A+ a-




Notícias relacionadas