Esportes
 
Alunos-atletas participam dos Jogos Escolares da Juventude
Nessa etapa, a mirim de 12 a 14 anos de idade, disputam os alunos-atletas de modalidades individuais, atletismo, tênis de mesa, natação, xadrez, ginástica rítmica e judô
 
Por - Redação I 02/09/2014 - 18:33 -
———————————————————————————————————————————
Os alunos-atletas que foram destaques na 43ª edição dos Jogos Escolares de Roraima receberam na tarde desta terça-feira (02) os bilhetes aéreos com destino a cidade de Londrina (PR), onde ocorrerá os Jogos Escolares da Juventude, que reunirão 3.970 estudantes de todo o Brasil entre os dias 04 e 13 de setembro. A entrega ocorreu no auditório da Secretaria Estadual de Educação e Desporto (SEED).

Nessa etapa, a mirim (12 a 14 anos de idade), disputam os alunos-atletas de modalidades individuais (atletismo, tênis de mesa, natação, xadrez, ginástica rítmica e judô). O embarque dessa equipe, que soma 60 pessoas, entre estudantes, técnicos e oficiais, será nos dias 02 e 03 de setembro, às 20 horas, no Aeroporto Internacional de Boa Vista.

As modalidades coletivas (basquete, handebol, vôlei e futsal), também da etapa mirim, embarcam no dia 07 de setembro e totalizam 88 pessoas. Participam estudantes das redes estadual e privada, tanto da Capital, interior e área indígena.

Para o secretário Estadual de Educação e Desporto, Leocádio Vasconcelos, a iniciativa do governo estadual representa o compromisso com os alunos-atletas que se dedicam e esforçam nas competições estaduais para chegarem à disputa nacional.
“Além do incentivo ao desporto escolar, a iniciativa leva a bandeira de Roraima a uma competição nacional de peso e possibilita aos nossos alunos a chance de disputar uma medalha da mesma forma que outros estudantes brasileiros”, disse Vasconcelos.

Desde 2010 que o governo estadual investe massivamente no desporto escolar, com a participação efetiva de alunos-atletas de escolas das redes estadual e privada. Os resultados foram as conquistas de ouro (natação e basquete) e prata (vôlei) em várias edições dos jogos.

EXPECTATIVA DE VITÓRIA

Aluna da Escola Estadual Penha Brasil, em Boa Vista, Adrielly Queiroz, de 12 anos de idade vai competir pela primeira vez nos Jogos Escolares da Juventude.
Atleta da modalidade de tênis de mesa, ela treina cinco horas por dia com foco na vitória. “Estou me esforçando e tenho grande expectativa de vencer nas competições”, disse confiante.

Já o atleta da modalidade de handebol, Gabriel Ziedson, de 14 anos e aluno da escola do Sesc (Serviço Social do Comércio), vai pela segunda vez disputar nos Jogos Escolares da Juventude.

“Estamos em mente em conquistar uma boa colocação. Vamos lutar pela medalha e estamos treinando bastante para isso”, complementou o aluno-atleta.

OS JOGOS

Os Jogos Escolares da Juventude são a maior competição estudantil do Brasil, o que representam o maior celeiro de atletas do País, reunindo jovens de todos os estados na disputa de 13 modalidades. São organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

"Nosso objetivo com os Jogos Escolares da Juventude é contribuir para a inserção social dos jovens através do esporte e estamos muito satisfeitos com os resultados que estamos alcançando. A cada ano conseguimos atrair mais participantes e estabelecer novos padrões na organização. Nosso grande desejo é ver dentro do ambiente escolar e acadêmico a formação de base que já está revelando representantes em nível internacional", disse Edgar Hubner, Gerente Geral de Juventude e Infraestrutura do Comitê Olímpico Brasileiro e Diretor Geral dos Jogos Escolares da Juventude.

Em Londrina serão disputadas competições de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei. Além das competições, os jovens atletas terão à sua disposição uma ampla gama de eventos paralelos às competições. O programa sócio-educativo e cultural abrangem diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos Valores Olímpicos e ao exemplo positivo da prática esportiva.

A segunda etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, para estudantes de 15 a 17 anos, acontece em João Pessoa, de 6 a 15 de novembro.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, co-realizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio da Prefeitura de Londrina e patrocínio master da Coca-Cola.


 
 
 

 

 

Imprimir Enviar Corrigir Tamanho: A+ a-




Notícias relacionadas