Esportes
 
Equipes de surdos-mudos farão primeira partida de futsal em Boa Vista
O jogo será aberto ao público, na quadra da Escola Estadual Monteiro Lobato, às 14 horas, do próximo domingo (31)
 
Por - Redação I 29/08/2014 - 11:09 -
———————————————————————————————————————————
Fotos: Divulgação
Integrantes das duas equipes na apresentação dos uniformes
No próximo domingo (31), duas equipes formadas por pessoas surdas-mudas, com auxílio do Centro de Assistência Social (CAS), da Secretaria Estadual de Educação e Desporto (SEED), disputarão a primeira partida de futsal. O jogo será na quadra da Escola Estadual Monteiro Lobato, às 14 horas e aberto à comunidade. Disputarão as equipes Real dos Surdos e Games Vic.

A arbitragem será adaptada para atender as necessidades dos jogadores. O apito será substituído por bandeiras em duas cores: vermelho e branco. A primeira representa parada e a segunda significa continuação da partida. “A ideia partiu deles mesmo com intuito em formar equipes para competir no interior e em outros Estado”, contou o organizador do jogo, Ricardo Viriato.

“O CAS acompanha para dar esse suporte aos jogadores e com a arbitragem”, frisou. Esse é o primeiro jogo da modalidade adaptada para pessoas com necessidades especiais. “Os ouvintes poderão participar para aprender a Língua Brasileira de Sinais [Libras]”.

O representante da equipe Real dos Surdos, Eliakin da Silva, por intermédio de um tradutor em Libras, disse que a ideia de uma competição de futsal surgiu por meio de conversas entre os amigos que decidiram mostrar à comunidade a paz e a amizade entre os surdos.

Para competição, os jogadores utilizam espaço na casa de um dos envolvidos no grupo. “Não há violência, só paz”, destacou. Silva espera que a comunidade possa acompanhar o desenvolvimento das equipes e aprender sobre a linguagem utilizada por eles.

Com 15 anos de arbitragem em Roraima, Erminio da Costa será o responsável em conduzir a partida. Disse que essa será uma experiência nova, pois nunca participou de um jogo entre surdos. “Estou em fase de aprendizado recebendo instruções do organizador”.

 
 
 

 

 

Imprimir Enviar Corrigir Tamanho: A+ a-




Notícias relacionadas