Cotidiano
 
Fórum de Agricultura inaugura Centro de Capacitação no Cantá
A expectativa é que o Centro atenda cerca de 1500 produtores até o final de 2014
 
Por - Redação I 11/07/2014 - 10:38 -
———————————————————————————————————————————
Neste sábado (12), os produtores rurais do Cantá ganharão um novo espaço para realização e cursos e treinamentos: o Centro de Capacitação da Agricultura Familiar do Cantá, uma iniciativa do Fórum de Agricultura Familiar em conjunto com a Secretaria de Agricultura do município.

A estrutura, que funcionará dentro do Campo Experimental da Embrapa - Confiança 3, contará com um viveiro florestal para produção de mudas e espaço para ministrar cursos. A expectativa é que o Centro atenda cerca de 1500 produtores até o final de 2014.

Segundo Otoniel Duarte, Chefe-Geral da Embrapa Roraima, o Centro de Capacitação já é uma conquista dos Fóruns. “Realizamos quatro reuniões no Cantá com a participação de associações, sindicatos e poderes públicos. Durante os encontros, foram levantadas as principais demandas agrícolas do município. O Centro de Capacitação foi uma delas”, explica.

Otoniel revela ainda que já estão sendo articulados cinco cursos que utilizarão o espaço do Centro. “A demanda inicial é pelo desenvolvimento da fruticultura. Assim, realizaremos cursos sobre o açaí, banana e maracujá. Também abordaremos a cultura da mandioca e produção de mudas”, diz.

Ocupando uma posição estratégica devido a proximidade com a capital do estado, o que facilita o escoamento da produção, o Cantá apresenta grande vocação para a agropecuária. Segundo o Secretário de Agricultura do município, Jessé Silva, atualmente o Cantá é um dos maiores produtores de peixe do estado e também possui números significativos para a produção de farinha de mandioca. “O Centro de Capacitação com certeza será um espaço de troca e aprendizado que ajudará muito no desenvolvimento da nossa agricultura”.

ENTENDA OS FÓRUNS

Os Fóruns de Agricultura Familiar são promovidos pela Embrapa Roraima e pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RR) com o objetivo de discutir os rumos da produção rural familiar no estado. Dentro de sua proposta, está a realização de reuniões regulares em cada município buscando o levantamento das demandas locais para viabilizar a atividade agropecuária. Além de ser uma das organizadoras dos fóruns, a Embrapa também promove capacitações e auxilia no encaminhamento das propostas discutidas e aprovadas nas reuniões às instâncias competentes. Até o momento, já foram criados cinco Fóruns, correspondente aos municípios de Boa Vista, Rorainópolis, Caroebe, São João da Baliza e Cantá.

INFORMAÇÕES

Evento: Inauguração do Centro de Capacitação do Cantá

Data: 12/07/2014

Horário: 8h30

Local: Campo Experimental Confiança 3, Vicinal 3, Cantá- RR

 
 
 

 

 

Imprimir Enviar Corrigir Tamanho: A+ a-




Notícias relacionadas