Turismo
 
Serra do Tepequém realizará a 1ª Festa do Morango no final de semana
O sucesso do cultivo do morango é o motivo para a realização da I Festa do Morango na Serra do Tepequém
 
Por - Redação I 01/08/2012 - 11:17 -
———————————————————————————————————————————
Fotos: Adriana Amorim
O plantio de morangos na Serra do Tepequém está em seu primeiro ano e apresenta bons resultados
A Serrado Tepequém, no município de Amajari se tornará palco da 1ª Festa do Morango. O evento acontece nos dias 3, 4 e 5 de agosto e promete ser o principal atrativo festivo do calendário daquela localidade.

Para abrilhantar a primeira noite de festa, o evento contará com a participação da atração nacional, Ellen Cardoso, a “Mulher Moranguinho”, que será jurada na escolha da rainha e das princesas do Morango.

O evento também contará com as seguintes atrações culturais: bandas Paçoquinha de Normandia, Empurra Whisky Nela, Viverde, Dj Neudo Amorim e o cantor roraimense, Halisson Christian. Haverá ainda mostra de looks esportivos da loja de moda fitness Cintura Fina, a I Corrida Ciclística “Feutmann Gondim”, shows de paraquedismo, apresentações de motos de alta cilindrada dos grupos “Abutres” e “Tops do Asfalto”, com a participação do Clube do Jeep do Amazonas e do Amazonas Jeep, além de Concurso de Iguarias de morango na sede da associação.
A festa conta com o apoio do Governo de Roraima, Prefeitura Municipal do Amajari, Espaço Formas, Academia Tonu´s, Loja Cintura Fina, Folha de Boa Vista, TV Roraima, TV Boa Vista, TV Cidade, TV Imperial, TV Caburaí, TV Ativa, 93 FM, Transamerica FM, Erasmo Sabino Imóveis e Forbras.

De acordo com publicitária da Agência 7 Elos e promotora do evento, Eliana Vianna fazem oito meses que técnicos e produtores vem desenvolvendo a plantação da fruta na Serra do Tepequém.

Ela explica ainda que a Festa do Morango tem como objetivo fortalecer a economia e o turismo da região. “No início foi feito em caráter experimental numa plantação de aproximadamente 1 hectare. Porém chegamos a conclusão que devido a altitude em que está localizada a Serra possibilita a plantação do morando, pois o clima é propicio tanto para o plantio de vários tipos de frutas quanto o de flores”, justifica.

A publicitária informou que a Festa é uma forma que os produtores da região encontraram para destacar o sucesso do empreendimento e ao mesmo tempo incentivar ainda mais a agricultura familiar. “Aqui é uma região em que além deter uma terra propicia para produção possui pontos turísticos impressionantes e cheios de mistérios e belezas que precisaram ser visitadas por turistas. Também contaremos com presença vip da atração Mulher Moranguinho que será uma das juradas no Concurso da Rainha do morango 2012”, finaliza.

SOBRE A FESTA

A 1ª Festa do Morango é uma iniciativa dos produtores rurais e da WPará Produções e Eventos em parceria com a comunidade, Associação de Moradores do Tepequém e Associação dos Empreendedores do Tepequém. A promoção do evento é de responsabilidade da agência 7Elos Mídia e Entretenimento. Serão três dias de festa com muitas atrações culturais, esportivas, visitação ao plantio do morangueiro, degustação de comidas provenientes da fruta. O ponto alto do evento é a eleição da rainha e das princesas do morango, que acontece no primeiro dia de festa.

ORIGEM

O morango é o fruto de uma planta pertencente à família das rosas, maçãs, pêras e cerejas. É nativa das terras temperadas da Europa, mas que hoje em dia é cultivada com sucesso em grande parte do mundo. A fruta é cultivada em terras nem muito secas e nem muito úmidas, o solo deve absorver bem a umidade, mas também deve permitir o escoamento da água. O clima deve ser de bastante sol, uma vez que a plantação necessita no mínimo de 6 horas diárias de calor direto.

Em Roraima, a região do Tepequém possui condições para o plantio do morango, pois o clima com dias quentes, noites frias, baixa umidade e altitude de mais de 600 metros, o Tepequém dá condições perfeitas para esse tipo de cultivo.

A Serra do Tepequém é conhecida pela ocupação dos garimpeiros hoje tem como ponto forte suas atrações turísticas, artesanais e naturais, como cachoeiras, trilhas e um gigantesco platô de 1114 metros, ponto culminante de toda a Serra, onde se tem uma vista da cadeia montanhosa que delimita as fronteiras entre o Brasil e a Venezuela.

 
 
 

 

 

Imprimir Enviar Corrigir Tamanho: A+ a-




Notícias relacionadas