Diversão e Arte
 
Oficina trabalhará poesia, conto e música como estratégia para estimular a leitura
A ideia é disponibilizar mais ferramentas para o mediador dinamizar suas ações na sala de leitura
 
Por - Redação I 25/05/2014 - 20:00 -
———————————————————————————————————————————
Seguindo com o calendário de atividades 2014, no período que vai de 28 a 30 de maio, o Programa Caminhada Literária promoverá a oficina “Gêneros Literários”, destinada aos mediadores de leitura das escolas. O evento será no auditório da Escola Hildebrando Ferro Bittencourt, no bairro dos Estados, das 8h às 12 horas.

Participarão da oficina, 30 mediadores que atuam nas salas de leitura das escolas estaduais. Serão apresentadas propostas de produção textual utilizando os gêneros literários poesia, conto e música.

A intenção é que estes gêneros sejam vivenciados e recriados pelo mediador de leitura e para que desta forma, ele possa modificar suas atividades e estimular a leitura e a escrita no aluno.

“A ideia com a oficina é disponibilizar mais ferramentas para o mediador dinamizar suas ações na escola, atraindo os estudantes para a sala de leitura e despertando-os para o ato de ler e escrever”, destacou Dacilene Braz de Almeida, coordenadora do Programa Caminhada Literária.

Outras oficinas estão programadas para serem realizadas ao longo do ano, entre os temas a serem abordados estão: produção textual (25 a 27 de junho), Contação de histórias (24 a 26 de setembro), Dinamização e organização das salas de leituras e bibliotecas (22 a 24 de outubro) e Lendo e dramatizando (19 a 21 de novembro).

O Programa Caminhada Literária, criado em 2008 pela Secretaria Estadual de Educação e Desporto (SEED), tem o intuito de desenvolver estratégias de leituras junto aos professores, bem como aprimorar a proficiência do ato de ler entre os alunos do Ensino Fundamental e Médio das escolas da rede estadual de ensino.

O programa oferece formação continuada aos mediadores de leitura, profissionais que atuam nas bibliotecas e salas de leitura dentro das escolas da rede pública de ensino, para que, com efeito, eles representem um papel significativo no processo de ensino e aprendizagem.

OUTRAS AÇÕES

Para 2014, além das oficinas, estão programados seis encontros de mediadores de leitura. No mês de agosto, está previsto o IV Expondo e Encantando, evento que cria um espaço para a socialização e divulgação dos projetos de leitura que são desenvolvidos nas instituições de ensino estaduais.

Já no período de 6 a 10 de outubro, será realizada a Semana da Leitura, com ações diferenciadas em diversas escolas da Capital. E, no dia 10 de outubro, está previsto o III Festival de Contação de Histórias.

No Festival de Contação de Histórias, os próprios alunos auxiliados pelos professores e mediadores de leitura, são os contadores de história. Esta é uma forma dinâmica e divertida para incentivar a prática da leitura, uma vez que os alunos têm que ler um texto e depois contar a história.

 
 
 

 

 

Imprimir Enviar Corrigir Tamanho: A+ a-




Notícias relacionadas