Esportes
 
UFRR é tricampeã dos Jogos Universitários Indígenas
O Exército Brasileiro e a Base Aérea de Boa Vista participaram como instituições convidadas
 
Por - Redação I 28/04/2014 - 09:59 -
———————————————————————————————————————————
Fotos: Divulgação
As competições foram realizadas no 7º Batalhão de Infantaria de Selva (7º BIS)
A Universidade Federal de Roraima (UFRR) é a campeã geral dos III Jogos Universitários Indígenas (JUIRR). O evento foi realizado pela Federação Universitária de Esportes de Roraima (FUER) em parceria com o Exército Brasileiro neste fim de semana (de 25 a 27 de abril). Esta é a terceira vez consecutiva que a UFRR conquista o título de campeã.

As competições foram realizadas no 7º Batalhão de Infantaria de Selva (7º BIS). Entre disputas, modalidades indígenas (arco e flecha, queda de corpo e corrida de tora) e não indígenas (futebol), além de cabo de guerra. O Exército Brasileiro e a Base Aérea de Boa Vista participaram como instituições convidadas.

A Universidade de Brasília (UNB) que estava devidamente inscrita na competição, não pôde comparecer aos jogos devido a problemas com vôos. A Faculdade Roraimense de Ensino Superior (FARES) inscrita, também não participou do evento. Já a Faculdade Cathedral realizou a inscrição durante a abertura dos jogos, na sexta-feira (25).

Desta forma, participaram dos JUIRR 49 atletas da UFRR, um atleta da Faculdade Cathedral e 40 atletas convidados, sendo 20 do Exército e 20 da Base Aérea. Para fins de pontuação, tendo em vista que o evento é universitário, apenas as instituições de ensino recebem pontos nas provas.

Para a FUER, o evento foi satisfatório, pois ocorreu dentro do programado, porém, a presidente da Federação, Elaine Morellato lamentou a pouca participação das Instituições de Ensino Superior do Estado e dos atletas indígenas.

“As faculdades têm cotas para indígenas e deveriam estimulá-los a participar mais dos jogos indígenas, já que esta é a única competição universitária promovida exclusivamente para eles e além do mais, é a porta de entrada para o desporto universitário nacional”, enfatizou.

Já o comandante do 7º BIS, tenente coronel Mercês enfatizou que a instituição tem sido parceria da FUER desde a primeira edição. “Aproveitamos os Jogos para interagir com a comunidade. Abrimos as portas do quartel e recebemos os atletas, equipe que trabalha no evento e o público, que vem para prestigiar”, disse o comandante.

RESULTADOS

Na classificação geral universitária, de acordo com a pontuação definida em regulamento, a campeã foi a UFRR com 370 pontos e em segundo lugar, a Faculdade Cathedral com 50 pontos.

Na modalidade queda de corpo, participaram seis atletas, sendo dois UFRR, dois do Exército Brasileiro e outros dois da Base Aérea de Boa Vista. Na referida luta, o atleta Júlio David Magalhães da UFRR levou a melhor e conquistou o primeiro lugar e em segundo ficou Enerson Alves.

Na disputa entre o Exército Brasileiro e a Base Aérea de Boa Vista que participam da competição como convidados, o atleta Maycon Cordeiro da Silva da Base Aérea conquistou o primeiro lugar e em segundo, o atleta do Exército, Franknadson Celestino Diogo.

No arco e flecha, o atleta Jatene da Silva Tomé da Faculdade Cathedral conquistou o primeiro lugar e em segundo, ficou o estudante Daniel Barroso da UFRR. Entre os militares, o primeiro lugar ficou com Xapurita Douglas Yanomami e o segundo com Raul Yanomami, ambos atletas do Exército. No feminino, vitória da UFRR com a atleta Eduína.

Jatene da Silva participou das três edições dos JUIRR, e em todas as vezes, conquistou o primeiro lugar na modalidade arco e flecha. Para este ano, o atleta disse que se preparou durante três meses.

“A prova exige muita calma e concentração. Também é preciso saber esperar o momento certo para atirar a flecha por causa do vento”, explicou o atleta tricampeão.

Com relação à prova Corrida de Tora, naipe masculino, a equipe UFRR 1 conquistou o 1º lugar com o tempo de 1’13”. No feminino, a equipe UFRR 1 também ficou em 1º lugar com o tempo de 45” e em 2º lugar ficou a equipe UFRR 2 (1’08”). Entre os militares, a equipe do Exército levou a melhor e ficou com o lugar mais alto do pódio com o tempo de 59”24. Em 2º lugar, a Base Aérea com 1’10”.

No cabo de guerra, a disputa foi entre a equipe UFRR 1 e Exército Brasileiro. O Exército venceu e foi para a disputa da final com a equipe da Base, depois que a mesma venceu a equipe da UFRR. No resultado geral desta prova, a Base Aérea ficou em 1º lugar, o Exército em 2º e a equipe UFRR em 3º.

Já no futebol, na rodada deste domingo, os jogos e os resultados das equipes masculinas foram os seguintes: Base Aérea 3x2 UFRR 1 e Exército Brasileiro 14x1 UFRR 2. No resultado geral, o 1º lugar ficou para o Exército, 2º lugar para Base Aérea e no 3º lugar, a equipe da UFRR1. No feminino, quem conquistou o 1º lugar foi a equipe UFRR 2 e em 2º lugar, a equipe UFRR 1.

Para a realização de suas ações, a FUER conta com o apoio do Governo do Estado de Roraima, Prefeitura de Boa Vista, Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (FETEC).E ainda, Exército Brasileiro, Cacau Show, Farmavita, SAMU, Deputada Aurelina Medeiros, Deputado Zé Reinaldo, Tolli, Roraima Adventure,Deputado Rodrigo Jucá, BV Formaturas, Deputado José Reinaldo, TV Roraima, Folha de Vista, SEBRAE/RR e Tiaré Pizzaria.

 
 
 

 

 

Imprimir Enviar Corrigir Tamanho: A+ a-




Notícias relacionadas