Esportes
 
Jogos Universitários Indígenas acontece neste final de semana
Destinado exclusivamente aos estudantes universitários indígenas, esta edição conta com 130 participantes
 
Por - Redação I 23/04/2014 - 18:18 -
———————————————————————————————————————————
Fotos: Divulgação
Nas duas edições dos JUIRR, a UFRR foi a grande campeã da competição
Está agendada para a próxima sexta-feira (25), às 19h, a cerimônia de abertura dos III Jogos Universitários Indígenas (JUIRR). O evento será no 7º Batalhão de Infantaria de Selva (7º BIS). Os JUIRR são uma realização da Federação Universitária de Esportes de Roraima (FUER) em parceria com o Exército Brasileiro.

A competição segue até o dia 27 de abril. Destinado exclusivamente aos estudantes universitários indígenas, esta edição conta com 130 participantes sendo 49 da Universidade Federal de Roraima (UFRR), 10 da Faculdade Roraimense de Ensino Superior (FARES), 26 da Universidade de Brasília (UNB).

Além de 20 atletas da Base Aérea de Boa Vista e 15 atletas do Exército os quais participam da competição como convidados. Entre as modalidades a serem disputadas estão: arco e flecha, corrida de tora, queda de corpo, cabo de guerra e futebol. As disputas ocorrerão nas dependências do 7º BIS.

“O Exército é parceiro da FUER desde a primeira edição dos jogos e percebemos que o evento vem crescendo a cada ano em função da procura. Sem falar que é um momento que podemos abrir as portas do quartel e interagir com toda a comunidade”, destacou o Tenente Coronel Mercês, comandante do 7º BIS.

A primeira prova da competição será a corrida de tora, que ocorrerá na sexta-feira (25), logo após a cerimônia de abertura. As disputas seguem no final de semana. No sábado (26) pela manhã, às 9h será realizada a queda de corpo e o início do futebol, que segue até às 17h.

Ainda pela parte da tarde, no sábado (26), a partir das 16h tem início a prova do arco e flecha. No domingo (27) pela manhã, às 9h serão realizadas as finais do futebol e às 11h30 será disputado o cabo de guerra. O encerramento do evento está previsto para as 12h30. Nas duas edições dos JUIRR, a UFRR foi a grande campeã da competição.

“Estamos com tudo pronto para realizar mais uma edição dos Jogos Universitários Indígenas, que busca valorizar essa cultura forte e que é uma peculiaridade do Estado de Roraima. Convidamos toda a população para prestigiar o evento e conhecer um pouco mais sobre a cultura e o esporte indígena”, disse Elaine Morellato, presidente da FUER.

Ela informou ainda que a FUER conta este ano com uma equipe de voluntários formada por 60 pessoas, estudantes de Educação Física da Universidade Estadual de Roraima (UERR) e do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFRR). Além disso, a Federação possui ainda uma equipe de fisioterapeutas que também estará atuando no evento.



NOVIDADES 2014

A novidade deste ano será um Workshop de Orientação promovido pelo Exército, durante os JUIRR. A atividade será realizada no sábado (26) pela manhã, das 9h às 12h e será direcionado para crianças na faixa etária dos 5 aos 14 anos, dependentes de militares e também da comunidade.

Serão disponibilizadas 100 vagas e as inscrições devem ser feitas no setor de Relações Públicas, na sede o 7º BIS. As inscrições são gratuitas e também poderão ser feitas no dia do evento, caso ainda existam vagas disponíveis. A atividade será desenvolvida na área do quartel e haverá premiação em medalhas.

“Aproveitando o contexto do esporte, promoveremos essa atividade com a intenção de divulgar a corrida de orientação e de reunir as famílias dos militares bem como da comunidade para que possam interagir em um ambiente saudável”, destacou o Tenente Coronel Mercês, comandante do 7º BIS.

Outra inovação destes Jogos Indígenas é o “Espaço de empreendedorismo indígena”, que será um ambiente destinado a exposição e comercialização de produtos e artefatos indígenas, como uma forma de valorizar o trabalho e a cultura local.

Para a realização de suas ações, a FUER conta com o apoio do Governo do Estado de Roraima, Prefeitura de Boa Vista, Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (FETEC).E ainda, Exército Brasileiro, Cacau Show, Farmavita, SAMU, Deputada Aurelina Medeiros, Deputado Zé Reinaldo, Tolli, Roraima Adventure,Rodrigo Jucá, BV Formaturas, TV Roraima, Folha de Vista, SEBRAE/RR e Tiaré Pizzaria.

 
 
 

 

 

Imprimir Enviar Corrigir Tamanho: A+ a-




Notícias relacionadas