Esportes
 
Estatuto da FUER é aprovado com três votos favoráveis e um contra
Com relação à votação, os representantes da UFRR, IFRR e UERR votaram pela aprovação do documento, o representante da FARES votou contra
 
Por - Redação I 22/04/2014 - 21:16 -
———————————————————————————————————————————
Por três votos a um, representantes das Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado votaram pela aprovação do novo Estatuto da Federação Universitária de Esportes de Roraima (FUER). A votação foi realizada durante Assembleia ocorrida no último dia 17 de abril na Universidade Federal de Roraima (UFRR). Agora serão realizados os trâmites burocráticos para registro do documento.

Participaram da reunião com direito a voto, os representantes legais da UFRR, Faculdade de Ensino Superior (FARES), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRR), Estácio Atual e Universidade Estadual de Roraima (UERR).

Com relação à votação, os representantes da UFRR, IFRR e UERR votaram pela aprovação do documento, o representante da FARES votou contra e o da Estacio Atual se absteve de votar.

O novo Estatuto da FUER foi adequado à Lei 12.868 de 16 de outubro de 2013, a qual possibilita às Federações Universitárias, o recebimento de recursos oriundos do Governo Federal para o fomento do esporte universitário, seguindo os mesmos padrões da administração pública.

O documento também atende às exigências da Lei nº 9.615, de 24 de março de 1998 e do Decreto nº 2.574, de 29 de abril de 1998, e das Leis nº 10.264, de 16 de julho de 2001 e 10.406 de 10 de janeiro de 2002.

Outra alteração presente no Estatuto trata da responsabilidade das IES. Atualmente, as instituições respondem solidariamente com eventuais dívidas da FUER. O novo Estatuto retira das IES tal responsabilidade. O documento também permite a participação de um atleta, como representante da categoria nas futuras Assembleias realizadas pela FUER.

Elaine Morellato, presidente da FUER se mostrou satisfeita com a aprovação do documento, reforçando que se, caso o documento não fosse aprovado, a FUER teria dificuldades em continuar suas ações no Estado.

“A FUER hoje conta com a ajuda de parceiros e colaboradores para suas ações. A possibilidade do recebimento de verbas federais será essencial para a continuidade de nosso trabalho”, destacou Elaine.

Ela informou ainda que a participação das IES é fundamental para o fomento do esporte no Estado. “É importante também que as IES se aproximem da FUER, participem mais efetivamente de nossas ações e para que conheçam mais de perto o nosso trabalho”, finalizou.

AÇÕES FUER

De julho de 2011 até o momento a FUER promoveu inúmeras ações para o fomento do desporto universitário local. Entre eles, duas edições dos Jogos Universitários Indígenas (JUIRR). Realizadas em 2012 e 2013 com a parceria do Exército Brasileiro, os eventos contaram com a participação de 350 universitários indígenas de quatro Instituições de Ensino Superior (IES). No ano passado, o evento contou inclusive com a participação de universitários da Universidade de Brasília (UNB). Neste ano, a FUER promoverá a 3ª edição dos JUIRR nos próximos dias 25, 26 e 27 de abril.

Além disso, a FUER promoveu três etapas estaduais dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBS), em 2011, 2012 e 2013 tendo como maior parceiro a Prefeitura de Boa Vista, com a disponibilização da Vila Olímpica Roberto Marinho para a realização da competição.

Nos últimos três anos, a FUER viabilizou junto ao Governo do Estado de Roraima a participação de mais de 300 atletas em competições nacionais, o que resultou no ano passado na conquista de seis medalhas para o Estado. Melhor resultado de Roraima no Desporto Universitário até o momento.

A FUER também conta com a parceria de voluntários que auxiliam no desenvolvimento de suas ações. Entre elas, destaque para a equipe de fisioterapeutas que atuaram no ano passado junto aos atletas realizando um trabalho de preparação para a etapa nacional dos JUBS. A Federação Roraimense também apóia a participação de atletas nas Ligas do Desporto Universitário (LDU) realizadas pelo Brasil.

Recentemente, a FUER teve seu trabalho reconhecido pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) durante o IX Fórum do Desporto Universitário, realizado entre os dias 27 a 29 de março, em Goiânia (GO). Em entrevista, o presidente da CBDU Luciano Cabral declarou:

“Hoje percebemos que o cenário no desporto universitário de Roraima é outro. Tivemos um aumento na participação de atletas nos eventos da CBDU, aumento também do número de eventos locais. O segmento cresceu, se organizou e se estruturou bastante”.

Para a realização de suas ações, a FUER conta com o apoio do Governo do Estado de Roraima, Prefeitura de Boa Vista, Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (FETEC).E ainda, Exército Brasileiro, Cacau Show, Farmavita, SAMU, Deputada Aurelina Medeiros, Deputado Zé Reinaldo, Tolli, Roraima Adventure,Rodrigo Jucá, BV Formaturas, TV Roraima, Folha de Vista, SEBRAE e Tiaré Pizzaria.

 
 
 

 

 

Imprimir Enviar Corrigir Tamanho: A+ a-




Notícias relacionadas