Diversão e Arte
 
Semana do Livro: professor lança "A Odisseia Humana" no Sesc
O evento será realizado no Foyer do Espaço Amazonas Brasil, no Sesc Mecejana, dentro da programação da Semana do Livro
 
Por - Redação I 15/04/2014 - 12:10 -
———————————————————————————————————————————
O Serviço Social do Comércio em Roraima (Sesc-RR) fará nesta quarta-feira, 16 de abril, às 19h, o lançamento do livro "A Odisseia Humana - A Jornada Continua: Reflexões Antropo-Ecológicas", do professor Paulo Sarmento. O evento será realizado no Foyer do Espaço Amazonas Brasil, no Sesc Mecejana, dentro da programação da Semana do Livro.

De acordo com o autor, o livro constitui-se em uma narrativa sobre a trajetória da espécie humana sobre o Planeta Terra e como esta tem afetado profundamente as bases que produzem a vida, gestadas por bilhões de anos. Os fios que engendram a vida, que a Natureza levou bilhões de anos para tecer, estão sendo destruídos numa fração de tempo muito curta, uma armadilha que a espécie humana está montando contra ela própria.

"Trata de um tema de extrema importância, talvez dos mais relevantes contemporaneamente: a degradação ambiental do Planeta Terra. Sabemos que as ações humanas têm gerado uma série de problemas para o Planeta, inclusive ambiental, particularmente a partir da Revolução Industrial, que possibilitou a produção exacerbada de mercadorias dos mais diversos tipos", explica.

Paulo completa que esse fato gerou uma pressão imensa sobre os recursos naturais que o Planeta dispõe, manipulados e utilizados por pessoas e corporações que visam apenas o lucro e a acumulação constante de mais e mais capital, o que coloca em risco todas as formas de vida aqui existentes, inclusive a humana.

"É uma viagem pelo cenário do conhecimento humano, a odisseia dos humanos, a odisseia de todos nós. A viagem que tem a nossa cara, o nosso instinto, o nosso torpor, a nossa solidão, os nossos sonhos, as nossas derrotas, as nossas conquistas e a nossa esperança, a esperança da redenção da nossa espécie antes que ela desapareça", conta.

Para o presidente do Sesc-RR, Airton Dias, o lançamento de mais um livro no Sesc mostra o compromisso da entidade com a cultura local.

"O Sesc sempre foi um fomentador da produção cultural de Roraima em suas mais variadas vertentes. E a literatura também está inserida nesse contexto. É uma satisfação podermos fazer o lançamento desse livro tão rico em informações e que servirá de importante fonte de pesquisas para nossos estudantes", destacou.

SOBRE O AUTOR

Paulo Sousa Sarmento é baiano, natural de Jaguaquara, criado em Jequié e Salvador. Graduado em Ciências Sociais, com Habilitação em Antropologia, e Mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Bahia. Fez estudos sobre Tanatologia, Sociedades Indígenas e há mais ou menos duas décadas vem analisando a questão ambiental em suas diversas tendências. É docente de Ensino Superior há 17 anos. Foi professor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), tendo sido também técnico da Secretaria de Educação do Estado de Roraima-SECD na qual contribuiu para a constituição do Instituto Superior de Segurança e Cidadania-ISSeC. Ainda atuou, por curto período, como docente da Universidade Estadual de Roraima-UERR. Atualmente leciona nas Faculdades Cathedral de Ensino e na Faculdade Estácio-Atual da Amazônia. Além da atividade docente, o autor foi relator de diversos trabalhos técnicos, particularmente sobre questões sociais.

SERVIÇO

Lançamento do Livro "A Odisseia Humana - A Jornada Continua: Reflexões Antropo-Ecológicas"
Local: Foyer do Espaço Amazonas Brasil (Sesc Mecejana)
Horário: 19h
O livro está disponível para venda ao preço de R$ 50 na Livraria Saber e também na Farmavita, Megafarma e Drogaria Tocantins.

 
 
 

 

 

Imprimir Enviar Corrigir Tamanho: A+ a-




Notícias relacionadas