Esportes
 
Academia Sesc oferece avaliação funcional de acordo com os padrões nacionais
A avaliação é padronizada e acompanha os procedimentos adotados em todos os 27 Departamento Regionais do Sesc
 
Por - Redação I 03/04/2014 - 13:26 -
———————————————————————————————————————————
Fotos: Saulo Oliveira
O Serviço Social do Comércio em Roraima (Sesc-RR) oferece gratuitamente avaliação funcional para os alunos matriculados na Academia. A avaliação é padronizada e acompanha os procedimentos adotados em todos os 27 Departamento Regionais do Sesc.

Por meio da avaliação, o profissional obtém informações, e pode prescrever a atividade física mais recomendada, além da intensidade e frequência, respeitando a individualidade biológica de cada aluno. A avaliação é entendida como um procedimento técnico, que coleta informações para verificar a atual condição física do avaliado, e assim, tornar possível a prescrição de um programa de exercícios direcionado e personalizado.

Não basta apenas uma avaliação física ao ingressar na academia Sesc, o aluno deve ser reavaliado periodicamente. O correto é que o aluno faça periodicamente a reavaliação permitindo comparações para o acompanhamento do seu progresso, tanto de forma positiva ou negativa. Com isso, é possível modificar o programa de treino e estabelecer novas metas.

Por isso através de uma mesmo software as informações são coletadas pelo Departamento Nacional e fazem parte de um banco de dados. Este têm o objetivo de mapear as informações como aptidão física, hábitos desportivos e perfil da clientela que participa da academia.

O processo de avaliação é simples. Inicia-se com um questionário onde o aluno responde perguntas com informações pessoais, razões para fazer atividade física, experiência anterior com exercício, preferências por determinado tipo de atividade física e possíveis razões para o impedimento a sua prática. As informações oferecidas ajudarão o avaliador a conhecer melhor o aluno no processo de avaliação e, consequentemente, facilitarão a orientação do programa de treinamento.

A próxima etapa da Avaliação é a medição da Pressão Arterial e Medida da Frequência Cardíaca em Repouso, em seguida o avaliador irá verificar a Composição Corporal do aluno através de seu peso, estatura, circunferência cintura-para-quadril e medidas de dobras cutâneas.

A avaliação pode ser agendada na última semana de cada mês, no SAC da Academia Sesc, nos seguintes horários: segundas e quartas, das 7h às 10h; terças e quintas, das 18h às 21h; e sextas das, 14h às 17h.

De acordo com Elaine Pacheco, supervisora de esporte e lazer, a avaliação é a referência que cada um tem para que seus objetivos sejam alcançados. Além disso, Elaine recomenda alguns cuidados para a avaliação.

"Chegar no horário marcado, fazer a última refeição até uma hora antes, não realizar o teste em jejum, não ter realizado qualquer atividade física 24 horas antes e malha esportiva e tênis para a medição de circunferências. Essas são dicas para que o resultado da avaliação seja o mais próximo da realidade individualidade biológica de cada aluno", ressaltou Elaine.

 
 
 

 

 

Imprimir Enviar Corrigir Tamanho: A+ a-




Notícias relacionadas