Esportes
 
Atleta do Sesc é campeã na 8ª Copa Norte de Levantamento de Peso
O evento contou com atletas de todas as academias do estado, além de competidores de Manaus
 
Por - Redação I 02/04/2014 - 19:11 -
———————————————————————————————————————————
Fotos: Alex Paiva
Simoni Lauer, 39, atleta do Serviço Social do Comércio (Sesc-RR) há três anos, ganhou no último dia 16 de março, a medalha de ouro na 8ª Copa Norte de Levantamento de Peso, realizada no Ginásio do Sesc Mecejana, pela Federação de Powerlifting de Roraima.

O evento contou com atletas de todas as academias do estado, além de competidores de Manaus. A 8ª Copa Norte de Levantamento de Peso ocorre anualmente com todos os níveis da modalidade: o agachamento, o supino e levantamento terra.
Simoni representou a Academia Sesc e venceu na categoria 57kg. Ela costuma treinar todos os dias em busca de ter uma vida mais saudável, e se sentir bem.

"É meu costume treinar todos os dias, acredito que assim meu dia-a-dia fica melhor, meu corpo mais leve, saudável. Graças a esse hábito, já venci outras três competições feitas pelo Sesc nos anos anteriores", relatou Simoni.

A atleta relata ainda que quando era apenas cliente da Academia Sesc, foi orientada pelo instrutor Paulo França, de que poderia ser uma atleta representante do Sesc, por ter demonstrado força nos braços, enquanto cliente. A partir daí, Simoni passou a treinar até se tornar atleta.
Os sonhos e a determinação de Simoni não param. Em maio, ela participa de mais uma competição. Desta vez, será em Itu-SP, para representará Roraima.

"Ganhar essa competição significou muito. Pude ver que aqui no estado, tenho o privilégio em ter força e garra para vencer. Agora estou na expectativa de participar de outros campeonatos e conto com o incentivo e apoio que o Sesc sempre tEm me proporcionado", disse Simoni.

Para o presidente do Sesc, Airton Dias, o incentivo ao esporte será intensificado nesse ano de 2014. ''Quero atender as necessidades dos atletas de nosso estado. O Sesc têm espaço, interesse e estrutura para a promoção do esporte em Boa Vista, e nos municípios também. Virão novos eventos esportivos neste ano, e vamos inserir novos atletas nesse meio que tanto contribui para o desenvolvimento do ser humano, tanto o físico quanto o psíquico".

LEVANTAMENTO DE PESO

O levantamento de peso básico, levantamento(s) básico(s) ou levantamento de potência (powerlifting em inglês) é um esporte de força. O levantamento básico surgiu nos Estados Unidos, nas décadas de 1950 e 1960, a partir de antigos exercícios que eram praticados por levantadores de peso olímpico e fisiculturistas. Consiste em três modalidades: o agachamento, o supino e o levantamento terra.

AGACHAMENTO

O levantador põe a barra na altura dos ombros (por cima dos deltoides) — com ou sem ajuda de um auxiliar central — e abaixa-se até formar um ângulo de 90° nos joelhos; deve então reerguer-se e voltar a posição inicial.
Supino - O levantador, deitado num banco, retira a barra dum suporte — com ou sem ajuda de um auxiliar central — desce-a até bem próximo aos músculos do peitoral; em seguida, reergue-a até a extensão dos cotovelos e retorna-a para o suporte.

LEVANTAMENTO TERRA

Uma barra com pesos é colocada no chão. O atleta abaixa-se, agarra a barra, e eleva-a até que as pernas e costas estejam retas e na posição vertical, e o peito levantado. O barra é então devolvida ao chão de uma forma controlada.

 
 
 

 

 

Imprimir Enviar Corrigir Tamanho: A+ a-




Notícias relacionadas