Turismo
 
Piso da Orla Taumanan será reformado
A Orla Taumanan, que no idioma macuxi significa Paz, foi inaugurada em 2 de Julho de 2004
 
Por - Redação I 25/07/2012 - 10:55 -
———————————————————————————————————————————
A Prefeitura de Boa Vista iniciou os trabalhos de recuperação do piso cerâmico, das escadarias de madeira e do deck da plataforma inferior da Orla Taumanan. Serão substituídos550 metros quadrados de madeira e cem metros quadrados de cerâmica que estão danificados, melhorando o trânsito de pessoas pelo local.

Os recursos são provenientes do Ministério da Integração e foram obtidos por meio da articulação da presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur), Maria Helena Veronese.

A estudante Mara Souza, 20 anos,afirmou que sempre visita a Orla no final das tardes e está muito satisfeita com a recuperação do local. “É muito bom ver este trabalho de recuperação sendo feito, que com certeza vai beneficiar tanto a população local, quanto aos turistas. A Orla sem dúvida é o local mais aconchegante e tranquilo que temos na cidade”, frisou Mara.

ORLA

A Orla Taumanan,que no idioma macuxi significa Paz, foi inaugurada em 2 de Julho de 2004 pela Prefeitura de Boa Vista. Trata-se de um píer construído às margens do Rio Branco e suspenso por duas plataformas que abrigam 11 quiosques com lanchonetes, restaurantes e dois palcos para shows ao ar livre. É um espaço de convivência e lazer para realçar ainda mais as belezas naturais da cidade. É também em homenagem aos índios macuxi que as duas plataformas são chamadas de Meremê (arco-íris) e Weiquepá (nascer do sol).

A iniciativa soma-se a outras obras de revitalização do Centro Histórico, como a construção do Monumento em Homenagem aos Pioneiros, e a recuperação da Igreja Matriz e do prédio da Intendência.

Em 2008, a Prefeitura entregou o Centro Turístico, Gastronômico e Cultural, durante as comemorações dos 118 anos de Boa Vista. O complexo turístico também complementa a estrutura do Centro Histórico da Capital,localizado na rua Floriano Peixoto, s/no, no Centro.

O Centro Turístico, Gastronômico e Cultural de Boa Vista possui três prédios com estrutura para um restaurante,centro de artesanato e um espaço cultural para a realização de mostras e outros eventos culturais.

O Restaurante, que recebeu o nome de Newton Venzel, possui um salão amplo com espaço destinado ao bar, cozinha com depósito, sala de administração, banheiros masculino, feminino e para portadores de necessidades especiais. Atualmente o local se chama Yacaxi.

O Centro de Artesanato Adolpho Brasil Filho, possui dois blocos. O primeiro oferece espaço para 16 quiosques onde serão comercializados a produção artesanal dos artistas locais. No segundo bloco, a Prefeitura construiu um depósito, uma sala para a confecção de produtos artesanais, uma sala para administração além de banheiros masculino, feminino e para portadores de deficiência física.

O terceiro prédio funciona como um Centro Cultural e leva o nome de Antônio Ferreira de Souza. Possui dois salões amplos oferecendo uma estrutura adequada à realização de mostras de artes e outras manifestações culturais além de banheiros. O Centro Cultural se transformou em um novo local de encontro da comunidade e artistas locais.

 
 
 

 

 

Imprimir Enviar Corrigir Tamanho: A+ a-




Notícias relacionadas