Esportes
 
Handebol roraimense está na semifinal dos Jogos Escolares da Juventude
As equipes venceram os três jogos da primeira fase e se classificaram para as semifinais
 
Por - Redação I 15/11/2013 - 11:08 -
———————————————————————————————————————————
Fotos: Divulgação
Os times de handebol masculino (Colégio Objetivo) e feminino (Instituto Batista de Roraima) estão nas semifinais dos Jogos Escolares da Juventude – etapa infantil (15 a 17 anos) – que acontecem até o dia 16 de novembro em Belém (PA). Os próximos adversários são Rondônia e Mato Grosso, respectivamente.

O primeiro jogo da equipe feminina de handebol foi contra as donas da casa, Belém. Com o placar vitorioso, de 33x13, as roraimenses entraram para a segunda partida com mais vontade. Dessa vez, Roraima derrotou Tocantins por 25x16.

O terceiro e decisivo jogo classificatório para as semifinais foi contra a Bahia e Roraima finalizou com placar massacrante de 48x06. Para o chefe da delegação de Roraima, José Deodato de Aquino Junior, a equipe teve bom desempenho nas partidas e o resultado positivo foi à classificação, permitindo com que Roraima prossiga na competição Nacional. O jogo contra o Mato Grosso, já nas semifinais, será nesta sexta-feira (15), às 09 horas.

MASCULINO

O handebol masculino também somou três vitórias consecutivas. No primeiro jogo, contra o Alagoas, Roraima começou a partida de forma equilibrada e o placar alternava para as duas equipes com pouca diferença de gols. O primeiro tempo terminou com placar de 10x09 para o time do Colégio Objetivo.

Com a diferença de apenas um gol e a vontade de mudar o placar, os alunos-atletas roraimenses entraram no segundo tempo mais focados no objetivo. Daí foi mudado o sistema de marcação, o que levou à diferença de oito bolas logo nos primeiros minutos da competição.

“Devido à mudança do sistema de marcação sofremos com punições de exclusão por dois minutos e isso causou diminuição de placar. Faltando pouco mais de seis minutos a equipe de Alagoas aproveitando o número reduzido de jogadores do nosso time, avançou a marcação e conseguiu aproveitar melhor as finalizações”, avaliou o técnico do time, Elton Guedes, ao dizer que o placar final foi favorável a Roraima, com 24x21.

O segundo dia de competição (13), o time roraimense derrotou a equipe de Tocantins por 26x18. Segundo Guedes, o jogo contra Tocantins ofereceu dificuldades no primeiro tempo devido a marcação individual e terminou com um gol de diferença. “Entretanto, no segundo tempo mudei a formação da equipe e conseguimos melhorar as ações de ataque e ampliar o placar ao nosso favor”, resgatou Guedes.

O jogo que classificou os alunos-atletas do Colégio Objetivo foi contra o Sergipe e rendeu placar favorável a Roraima, de 37x14. “Esperávamos um jogo mais difícil devido a equipe de Sergipe ter feito um bom jogo contra o Tocantins – que derrotamos também. Começamos bem desde o início da partida, encerrando o primeiro tempo com placar de 20x08 para Roraima”, avaliou Guedes.

Sobre a expectativa para o jogo da semifinal, contra Rondônia, Guedes disse que não os meninos estão confiantes. “Eles vieram com um propósito e estão cumprindo. Estamos prontos para fazer o melhor, uma vez que foi um ano de muita preparação e está valendo todo o esforço da equipe”, enfatizou o técnico. A disputa será às 16 horas, nesta sexta-feira (15).

OS JOGOS

Os Jogos Escolares da Juventude, promovidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e parceiros (Ministério dos Esportes e Organizações Globo) são considerados o maior evento estudantil esportivo do Brasil. É realizado em duas etapas - em cidades diferentes -, com faixas etárias distintas: de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, respectivamente.

A participação de Roraima na competição foi viabilizada pelo Governo do Estado, que adquiriu os bilhetes aéreos individuais dos participantes da disputa, entre alunos-atletas, técnicos e dirigentes, totalizando 161 pessoas.

 
 
 

 

 

Imprimir Enviar Corrigir Tamanho: A+ a-




Notícias relacionadas