Esportes
 
Primeira rodada dos Jogos da Juventude rende resultados positivos para RR
As equipes de vôlei de praia venceram o primeiro jogo na competição nacional
 
Por - Redação I 09/11/2013 - 16:26 -
———————————————————————————————————————————
Fotos: Izerbledison Franco
As equipes masculina e feminina da Escola Estadual Ana Libória venceram um jogo e foram derrotadas em outro
A primeira participação de Roraima na modalidade de vôlei de praia nos Jogos Escolares da Juventude – etapa infantil de 15 a 17 anos – resultou em bons resultados e chances de brigar por uma medalha. No saldo, as equipes masculina e feminina da Escola Estadual Ana Libória venceram um jogo e foram derrotadas em outro. As competições ocorreram na manhã desta sexta-feira (08), em Belém (PA).

A dupla masculina, composta pelos alunos Luiz Felipe Maia e Pedro Hugo Souza, derrotou a equipe do estado do Amazonas por 2 sets a 1 (21x15, 21x15, 12x15). No segundo jogo, contra o Distrito Federal, os alunos-atletas roraimenses perderam por 2 sets a 0 (21x16, 21x13).

O resultado faz Roraima continuar na disputa e brigar pelo segundo lugar no Grupo G, composto também por Belém, Distrito Federal e Amazonas. “A avaliação parcial é positiva, tendo em vista que encerramos o dia com uma vitória e uma derrota em ambos os naipes. No sábado [dia 09], teremos uma partida decisiva para nossa dupla masculina, valendo o segundo lugar do grupo e assim classificar para a próxima fase da competição”, analisou o técnico da dupla, Izerbledison Franco.

Já o naipe feminino, Roraima venceu as donas da casa (Pará) por 2 sets a 0 (21x14, 22x20), mas foi derrotado pelo Sergipe, com o mesmo placar, 2 sets a 0 (21x10, 21x9). No grupo estão também os estados do Pará e Sergipe. Agora a equipe roraimense depende de outros resultados da chave para continuar na competição e disputar uma medalha.

Para Izerbledison, independente de qualquer resultado, o saldo já é positivo, pois nossas duplas enfrentaram duplas rankeadas, e como nosso Estado está vindo pela primeira vez, tivemos q ir para o sorteio e assim encarar essa situação. “Nossa meta é classificar para a próxima fase nossas duas duplas, pois possuem qualidade técnica”, vislumbrou.

“Vamos à busca do melhor resultado possível e garantir uma boa posição no ranking para 2014. Levaremos o conhecimento e a experiência adquirida nesta competição para fazer um planejamento mais audacioso e brigarmos pelo podium”, declarou confiante o técnico das equipes de vôlei de praia.

A equipe de atletismo também se sobressaiu na competição nacional. O aluno-atleta da Escola Estadual Antônio Carlos Natalino, Rafael Pereira Freitas conseguiu se classificar para as semifinais dos 100 metros. Matheus Henrique Viana, do Instituto Federal de Roraima – Novo Paraíso –, conquistou a 12ª colocação geral e Rayane da Silva Alberti, também do IFRR – Novo Paraíso, ficou em 10ª colocada no primeiro dia de competição.

O atletismo roraimense está representado por 17 alunos-atletas (sete meninas e 10 meninos). A maioria é dos municípios do interior: Bonfim, Caracaraí, São João da Baliza e Pacaraima.

Na avaliação do chefe da Delegação, José Deodato de Aquino Júnior, a participação de Roraima na primeira rodada de competições foi bem positiva para o Estado. “Nossos alunos-atletas do vôlei de praia, por exemplo, passaram bem nessa fase e agora vão se empenhar para conseguir seguir na competição, ressaltando que essa é a primeira participação desses estudantes na modalidade”, enfatizou.

OUTRAS MODALIDADES

No judô, o aluno-atleta Artur Gabriel da Silva – categoria pesado –, da Escola Estadual Maria das Dores Brasil, deslocou o ombro na primeira luta, que foi contra o Mato Grosso. Ele não aguentou seguir na competição.

Jordânia Paixão Sobral (meio pesado), da Escola Estadual Ayrton Senna, foi derrotada na primeira luta, contra o Goiás. Isis Caroline (pesado), da Escola Estadual Maria das Dores Brasil, também não conseguiu vencer a primeira disputa contra o Ceará. As equipes dependem de outros resultados dos grupos.

O tênis de mesa feminino venceu o estado do Alagoas e no naipe masculino, perdeu para os anfitriões paraenses, mas seguem na competição nacional.

Competições vão até o dia 16

A etapa infantil (15 a 17 anos) dos Jogos Escolares da Juventude segue até o dia 16 de novembro em Belém (PA). A delegação de Roraima, entre modalidades individuais e coletivas, tem 161 pessoas distribuídas em alunos-atletas, técnicos e oficiais. O Governo do Estado viabilizou o deslocamento aéreo de toda a equipe.

No primeiro momento as competições contemplam as modalidades individuais: atletismo (masculino e feminino), ginástica rítmica (feminino), judô (masculino e feminino), natação (masculino e feminino), tênis de mesa (masculino e feminino), voleibol de praia (masculino e feminino) e xadrez (masculino e feminino), totalizando 74 pessoas.

Os alunos-atletas das modalidades coletivas chegam a Belém no dia 11 de novembro e ficam até o final das competições, dia 16, caso sejam classificados e entrem na disputa por medalhas. São estudantes das escolas Ayrton Senna, Padre José Monticone (Mucajaí), Instituto Batista de Roraima (IBR), Objetivo e Maria dos Prazeres Mota.

Os Jogos Escolares da Juventude, promovidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e parceiros (Ministério dos Esportes e Organizações Globo) são considerados o maior evento estudantil esportivo do Brasil. É realizado em duas etapas - em cidades diferentes -, com faixas etárias distintas: de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, respectivamente.

ETAPA MIRIM

Na etapa mirim, que ocorreu em setembro em Natal (RN), Roraima ganhou medalha de ouro no basquete masculino – representado por alunos da Escola Estadual São José – e bronze no voleibol masculino (Escola Maria dos Prazeres Mota).
 
 
 

 

 

Imprimir Enviar Corrigir Tamanho: A+ a-




Notícias relacionadas