Esportes
 
Roraima será representado por mais de 160 pessoas nos Jogos da Juventude
A primeira etapa contempla as modalidades individuais
 
Por - Redação I 08/11/2013 - 18:10 -
———————————————————————————————————————————
Fotos: Divulgação
Os Jogos Escolares da Juventude ocorrem de 7 a 16 de novembro em Belém (PA)
A etapa infantil (15 a 17 anos) dos Jogos Escolares da Juventude, que ocorre de 7 a 16 de novembro em Belém (PA), contará com uma delegação composta por 161 pessoas entre alunos-atletas, técnicos e oficiais, que representarão o Estado de Roraima na competição.

No primeiro momento as competições contemplam as modalidades individuais: atletismo (masculino e feminino), ginástica rítmica (feminino), judô (masculino e feminino), natação (masculino e feminino), tênis de mesa (masculino e feminino), voleibol de praia (masculino e feminino) e xadrez (masculino e feminino), perfazendo total de 74 pessoas. O embarque será nesta quarta-feira (06), às 13h25 no Aeroporto Internacional de Boa Vista.

Essa é a primeira vez que Roraima participa da competição na modalidade de voleibol de praia, nos naipes masculino e feminino. “Isso está nos gerando uma grande expectativa, somado com a responsabilidade e a paixão pelo esporte”, ressaltou o técnico da dupla de alunos da Escola Estadual Ana Libória, professor Izerbledison Franco.

A dupla é representada pelos alunos Luiz Felipe e Pedro Hugo, que são oriundos do voleibol de quadra e formaram a equipe para concorrer especificamente na modalidade de praia dos Jogos da Juventude. “A parceria é nova, mas a ascensão veio rápida e os treinamentos foram intensificados após a conquista da etapa estadual dos Jogos Escolares”, analisou o técnico da dupla, ao adiantar que os alunos-atletas estão preparados para o desafio.

O atletismo contará com 19 alunos-atletas, sendo oito meninas e 11 meninos. Eles são de escolas da rede pública estadual e federal dos municípios de Boa Vista, Caracaraí, Bonfim e Pacaraima. O judô feminino tem sete atletas de escolas de Boa Vista e o masculino, oito alunos da Capital.

Segundo o técnico do judô masculino, Sérgio Borba, os Jogos da Juventude modalidade infantil são a última etapa para os alunos-atletas no âmbito escolar antes de iniciarem a jornada nas categorias adultas e universitárias. “O empenho e dedicação dos atletas do judô para a competição nacional tem sido fator fundamental na busca por melhores resultados e representatividade positiva na disputa”, avaliou.

“Além dos treinos diários em suas respectivas agremiações, os atletas têm realizado treinamentos em conjunto semanalmente, buscando cada vez mais qualidade técnica e aprimoramento individual, inclusive com a participação de atletas que alcançaram outras colocações na fase estadual final, demonstrando que todos estão ao máximo no bem comum, que é levar Roraima a um patamar mais elevado no quadro nacional do judô escolar”, complementou Borba.

Na natação, no naipe feminino são cinco alunos-atletas de Boa Vista e no masculino, cinco participantes da Capital. A modalidade de tênis de mesa tem alunos-atletas de Caracaraí e Rorainópolis (dois meninos e duas meninas). Voleibol de praia feminino, masculino, ginástica rítmica e xadrez masculino e feminino são estudantes de Boa Vista.

Para a secretária Estadual de Educação e Desportos, Lenir Rodrigues, o investimento no desporto escolar por parte do governo estadual tem surtido resultados positivos para Roraima, com medalhas e superação de índices olímpicos. “O governo tem investido na aquisição de material esportivo para as escolas e garantido a participação do Estado na competição Nacional, o que motiva nossos alunos-atletas a batalharem por uma medalha”, disse.

COLETIVAS

Os alunos-atletas das modalidades coletivas embarcam no dia 11 de novembro e ficam até o final das competições, dia 16, caso sejam classificados e entrem na disputa por medalhas. São estudantes das escolas Ayrton Senna, Padre José Monticone (Mucajaí), Instituto Batista de Roraima (IBR), Objetivo e Maria dos Prazeres Mota.

Na etapa mirim, que ocorreu em setembro em Natal (RN), Roraima ganhou medalha de ouro no basquete masculino – representado por alunos da Escola Estadual São José – e bronze no voleibol masculino (Escola Maria dos Prazeres Mota).

 
 
 

 

 

Imprimir Enviar Corrigir Tamanho: A+ a-




Notícias relacionadas